dez 162009
morar-no-havai

As tão famosas águas havaianas

O Havaí é longe de tudo. Fica no lugar mais afastado de qualquer outro continente.

Morar no Havaí é uma escolha difícil. Muita gente pensa em visitar o Havaí para ver como é e depois voltar uma outra vez para morar. Mas ou a pessoa acaba ficando de vez por lá ou nunca mais volta.

Além de toda a burocracia de visto, que funciona da mesma forma para todos os estados americanos, tem toda a adaptação também.

Outro dia estávamos conversando com 2 nativas do Havaí, elas vieram em casa para comprar umas coisas que estávamos vendendo nos classificados (justamente para a nossa mudança). Uma delas é de Oahu e a outra da Big Island. Estão aqui em Orlando para passar uma temporada e disseram que não vêem a hora de voltarem para o Havaí.  Elas disseram também que conhecem alguns brasileiros lá, aliás, vários, nos deram até um telefone de contato de um deles, casado com alguém da família delas.

Os brasileiros geralmente se reúnem, não importam em que país ou continente que estão vivendo. A maioria dos brasileiros que decidem morar no Havaí é por causa do surf.

Eu estava lendo na internet que tem umas “gangs do surf ” que vivem brigando em Honolulu. Muito brasileiro envolvido também. Isso me faz lembrar do filme “Caçadores de Emoção”, lembram?

Do mais, tem muito asiático por lá. A maioria. Japoneses, chineses e coreanos. Os websites havaianos tem geralmente a opção inglês e japonês. Vai ser ótimo para eu praticar o meu japonês, já que está abandonado faz tanto tempo. Nunca cheguei a aprender os tais kanjis, só sei o básico e olha lá.  Estava até pensando que seria o caso de fazermos um curso de japonês no Havaí, não seria uma má idéia..

A comida também tem uma grande influência asiática. Ainda bem que o Franky está bem acostumado com comidas orientais (devido à convivência). Ele até come com hashi melhor que eu (não tenho paciência, nada melhor que garfo, não é mesmo?)

Eles têm muitos peixes e frutos do mar nos mercados. Vendem sushis e sashimis frescos, preparados ali mesmo, e me parece ser um preço bem acessível. Isso tudo vamos conferir, é diferente o que se vê na internet e ao vivo. Por isso mesmo a razão de que nada substitui uma boa viagem.

Aí está a nossa chance de “fugir” dos fast foods daqui, que estão em toda parte, e se bobear, entre as suas refeições quase que diariamente. Mesmo sabendo que são péssimos para a saúde (mas ótimos para o bolso) eles são rápidos, atraentes e deliciosos. Sem contar na variedade de guloseimas dos supermercados daqui, tudo em promoção, baratinho, compra 1 e ganha outro, só falta eles mastigarem pra você.

O Havaí é um mistério. Estaremos abertos às aventuras e descobertas pelas ilhas que ouvimos falar desde criança. As coisas se tornam reais quando saem dos livros e é possível tocá-las.

102 Respostas to “Morar no Havaí”

  1. Helô disse:

    Estou adorando ler seus textos… Matou um pouquinho da saudade imensa que sinto de vc, minha BFF. O legal é que parece que foi ontem que voltamos do Zeus ou de qqer outra “roubada” noturna!

  2. Mariana disse:

    Oi Loo, sou brasileira estou muito interessada em morar no Hawaii com meu marido e minha filha. Estou buscando informações de como fazer para morar e trabalahr…se você puder me ajudar
    Aguardo um e-mail surf_mari87@hotmail.com

    • Loo disse:

      Oi, Mariana! Você já mora nos Estados Unidos? Em que pretendem trabalhar? Aqui, como em todo lugar nos EUA está meio difícil de conseguir emprego dependendo da área, mas claro, nada é impossível. Para morar eu recomendo as cidades mais afastadas de Honolulu. É bem mais barato. Se tiver carro, sem problemas. Eles têm as principais lojas em todas as cidades e boas praias também ao redor de toda ilha. Vamos mantendo contato!

  3. Mariana disse:

    Nos moramos no Brasil. Sou formada em Hotelaria e meu marido em Logistica, queremos trabalhar em alguma coisa que de pra nos manter pois vamos com nossa filha de 2 anos. Pretendemos traalhar e morar ai…seria um sonho, mas como vamos com nossa filha nao pra ser uma aventura, tem que ser lago seguro.
    No que voce puder me ajudar com dicas e informaçoes eu agradeço muito!

    • Loo disse:

      Então, Mariana, se vocês nunca moraram nos Estados Unidos eu não recomendo o Havaí logo de cara..

      Se eu fosse vocês começaria em Orlando, por exemplo, eu morei quase 5 anos lá, é mais fácil, tem mais brasileiros e o custo de vida é bem mais barato.

      Um dos piores estados americanos é o Hawaii em termos de educação. Eles cortaram até as aulas de sexta-feira nas escolas para economizar dinheiro, é um absurdo. Para vocês que tem uma filha é bom pensar nisso também.

      Na região da Flórida tem muita coisa boa. Dá para ir para Bahamas, por exemplo, no Caribe. É uma viagem bem em conta, principalmente os cruzeiros. As praias do Caribe não ficam nem um pouco atrás das do Havaí.

      Aqui no Havaí está tendo um problema muito sério com moradores de rua. Aonde você vai tem gente pobre dormindo no chão, é um horror.

      Eu também sempre tive o sonho de morar no Havaí. Agora que estamos aqui a gente vê os defeitos.

      Venham passear no Hawaii quando estiverem morando nos EUA. Aí vocês pensam direito se compensa. Para ser feliz aqui tem que ganhar bem.

      • Raul Junqueira disse:

        Ola Loo, tudo bem?
        Sou brasileiro e estou querendo me mudar pro Hawaii para trabalhar na area de desenho, sera que você poderia me dar algumas dicas?
        Obrigado

  4. Adam disse:

    Oi Loo,

    Eu estava pesquisando informação sobre quantos brasileiros moram aí e até agora não vi um número específico mas deve ser porque tem um certo número de quem não tem documentos, igual aqui na Califa. Num site, li que tem cerca de 800 e num outro, vi que tem 1.500 aí. O que você acha? e se souber, onde é que moram?

    Obrigado!

    • Loo disse:

      Eu também tenho esta curiosidade, Adam. A maioria dos brasileiros não devem ser registrados como aí na Califórnia ou na Flórida, onde eu morava antes.

      Eu tenho visto vários brasileiros por aí, a maioria deles ainda usam camisa do Brasil ou alguma coisa que identifique, mas eu percebi também que tem muito brasileiro espalhado, misturados com americanos, falando bem o inglês.

      A maioria deve morar para estes lados de Waikiki ou North Shore. Até os nossos vizinhos, do outro prédio aqui perto, são todos brasileiros, vivem arranjando confusão, a polícia vive aqui direto.

      O que tem muito é turista brasileiro que vem passear. Moradores mesmo não deve ter tantos assim. Existe uma comunidade pequena que organiza movimentos como capoeira e samba, mas tem muito havaiano no meio também.

  5. Adam disse:

    hum, interessante. obrigrado pela resposta rápida!

    sou americano, da California mesmo mas gosto de ter uma galera brasileira pra matar a saudade da terrinha (até tô falando que nem brazuca! rs)…morei duas vezes no Brasil e aprendi português por mim mesmo. estou pensando em visitar pelo menos as ilhas e aí queria saber onde ficam os brasileiros…acho q eu moraria nesse prédio que você mencionou, rs, pq acho a língua portuguesa uma das mais belas línguas que existe.

    quem sabe se eu gostar d+ daí, tlvz eu volte logo em seguida da visita. faz 16 anos desde que pisei no Havai, mt tempo então vamos ver o que acontece no futuro próximo, se der, eu vou!

    abs

    • Loo disse:

      Que legal! Então, Adam, uma das formas de entrar em contato com os brasileiros daqui seria pelo Orkut, sempre dá certo. Tem umas comunidades de brasileiros que moram no Havaí.

      Nós estaremos indo para Big Island em breve, não sabemos quanto tempo vamos ficar lá.

      O Franky, que é alemão, adorou o Brasil e quer que a gente vá morar por lá um tempo, portanto será a nossa próxima grande viagem. Mas ele não sabe português que nem você, sabe só umas palavrinhas ainda.

      Abraços!

  6. Junior disse:

    Oiee(y)
    Tambem estou muuuuito querendo ir morar no Hawaii… queria informações sobre as documentações a tomar e as providências pra entrar num estado norte-americano e se legalizar…
    eh soh isso…
    tho_jc@…

    • Oi, Junior, tudo bem? Para ir para o Hawaii você terá que tirar o visto de turista, indo no consulado americano. Com isso poderá ficar até 6 meses no Hawaii (ou qualquer outro estado americano) legalizado.

  7. joão disse:

    oláááá!
    estou pensando em morar no havaii, mais gostaria de saber como é que rola a parada de emprego ai ??see rola de chegar e aarruma um empreguinho so pra pagar um cafofo e me manter ai ??
    valewww
    jooaoa

    • Oi, João, eu sempre falo para o pessoal ir e tentar. Cafofo tem no mundo inteiro. Emprego, aí vai de sorte. Na pior das hipóteses você volta depois de ter passeado no Hawaii. Abraços!

  8. joão disse:

    oii loo
    aq mais rola de trampa em hotel . em restaurante, bar , rola desses tipo de trampo
    q c sabe brazuca so trabalha assim ??
    valew ai pela resposta rapida!!!!
    abraçaoooo

  9. Gaby disse:

    entäo loo, peguei várias informacöes que precisava sobre o hawaii.
    bem sou de fernando de noronha o meu sonho é morar no hawai, gostaria de saber
    se é facil se mater por aii e qual o melhor lugar do hawaii pra se morar em questäo de trabalho lazer e moradia.=)

    • Deve ser o máximo morar em Fernando de Noronha!
      Em termos de trabalho, lazer e moradia no Hawaii é com certeza mais fácil morar em Honolulu, a capital.
      Se conseguir emprego fica fácil de se manter.

      • Seb disse:

        Bom dia Gaby,
        Desculpa de te atrapalhar, mais você esta morando em Fernando de Noronha, a ilha do brasil ? E muito lindo !!! Estou procurando para ficar là a um preço muito interessante. Você sabe se é possivel ficar em uma familia da ilha (barato das pousadas ? Muito obrigado. Espero você um dia morar em Hawaii. Tchao

  10. Fabrício Eiji disse:

    Olaáá Loo!!!
    Tbm to com esse plano de morar no Hawaii… ja fui a passeio e foi o máximo!!!
    No quesito morar fora eu meio q ja to craque!!..rsrs
    Ja foram quase 8 anos de japao (japones fluente), 1 ano Califa (ingles intermediario)…e uma semana waikiki-maui!!!! kkk
    Uns falam pra arriscar (na verdade a maioria, rs) e tentar…
    Mas assim, pelo fato de falar em japones e ingles, pra arranjar um trampo acho q deve ajudar muito nao?? Pq oq tem de japa nessa ilha…rsrsrs.
    Fico ai no aguardo!!
    Abrááço!!

    • Você vai tirar de letra então! Eu acho até que saber falar japonês é até mais importante do que falar inglês no Hawaii. O pessoal respeita mais, afinal, os turistas japoneses são os que mais gastam na ilha. Tranquilíssimo!! ;)

  11. Fabiana disse:

    Olá Loo!!
    Eu e meu namorado somos Gauchos morando em Florianopolis e estamos pensando em ir pro Hawaii.
    Gostaria de saber se pode nos ajudar com informações sobre trabalho ,moradia?
    Que epoca seria melhor pra irmos?

    Obrigada!

    • Oi, Fabiana, que legal, eu morei em POA por 2 anos! Amei, mas achei meio frio..

      Então, eu sempre indico o classificados craigslist.org para o pessoal que quer ter noção de preços e trabalhos. É o mais completo.

      No Hawaii, principalmente em Honolulu, todos os dias do ano são iguais. A temperatura nunca varia muito, é sempre verão e segunda-feira é igual ao sábado: sempre tudo cheio de turistas.

      • Fabiana disse:

        Oi Loo! È realmente Poa faz frio…Mas tem a parte boa do frio no sul.
        Agradeço suas informações,ja dei uma olhada nos classificacdos agora é força e fé.

        Abraços até mais!!!

  12. Bruno Paniago Costa Weis disse:

    Oii tudo bem?
    To querendo troca uma ideia com quem saiu do Brasil pra viver no Hawaii
    me add no msn dpois por favor… bruno_evil@hotmail.com
    Abraços aguardo resposta até mais.

  13. mari disse:

    oi tudo bem , desculpas eu nao sei seu nome, eu quero ir pro hawaii, eu estou vendo umas casas de temporadas pra alugar,eu queria saber se e muito complicado pois eu to no jp e nao falo ingles, vc poderia de ajudar,rssss, eu queria saber tambem qual e o. point dos brasileiros. obrigado pela atençao. boa sorte.

    • Oi, Mari, aqui não tem muito ‘point’ de brasileiros como tem na Flórida, Nova Iorque e Califórnia, por exemplo. Mas como você fala japonês vai se enturmar mais ainda, porque é o que mais tem por aqui.

      Se você estiver com grana para gastar, aqui no Hawaii tem várias revistas destinadas apenas para japoneses, tudo em kanji com várias ofertas de tudo, inclusive imóveis e hotéis.

      Se tiver como a gente, com o dinheiro contado, o melhor mesmo é procurar studios para alugar no craigslist.org e tentar se comunicar em inglês mesmo para a negociação.

  14. Morgan disse:

    Oi Loo, tudo bem. O meu maior sonho é morar no Hawaii. Sei que não é fácil mas pretendo arriscar tudo em busca do meu sonho.
    Queria que me dissesse como foi pra você arrumar emprego, se demorou muito. Eu sei me virar no inglês mas pretendo terminar meu curso. Adoraria aprender japonês tbm.
    Não quero mais perder tempo na vida e ir logo praí… xD

    • O nosso emprego aqui é online, então não sabemos muito como funcionam os empregos por aqui. Conheço vários brasileiros que vieram para cá, mas cada um com uma história completamente diferente. É aquele lance de sorte, vim e ver no que dá.

  15. Jackie disse:

    Oi LLoo gostaria de saber mais informacoes sobre boas escolas tipo elementary pois tenho 2 filhos d 6 e 9 eu moro na florida e estou trocando a florida pelo havai aqui existe um site da florida onde agente aplica p medicate existe algum site desse tipo no hawaii? e area de boas escolas vc conhece alguma?Meu marido esta indo na frente pra procurar emprego na area de restaurante vc sabe se tem muito? e a criminalidade e pior do que a florida? nos temos amigos ai na ilha que amam morar ai e soh falam coisa boas em fim informacoes valiosas … muito obrigado e aguardo resposta Haaa ja ia esquecendo nos estamos indo p honolulu e ai tem alta temporada??

    • Como não temos filhos não sabemos direito sobre as escolas, mas eu vi nos jornais que o ensino aqui não é dos melhores (nos EUA) e eles têm uma carga horária reduzida, devido à crise. Me parece que algumas escolas têm aulas somente 1 sexta-feira por mês, coisas assim.

      Restaurantes é o que mais tem. Deve ser a área mais fácil de encontrar empregos. Tudo relacionado ao turismo, melhor ainda que na Flórida.

      A criminalidade daqui é bem menor que na Flórida. O ano todo é temporada aqui, eu não vi muita diferença entre um mês e outro. A única coisa é que no inverno costuma chover mais.

  16. Jackie disse:

    haa me esqueci de uma pergunta qual o bairro que eu nao devo procurar casa pra alugar por ser uma area ruim de escolas e de pessoas e se puder me indicar um bairro

    • Como vocês pretendem trabalhar, a maioria dos empregos são concentrados em Honolulu, então provavelmente seria bom vocês procurarem algo por lá, talvez nos bairros ao redor de downtown, é tudo muito grande.

      Nós moramos em Waikiki por 4 meses, mas a longo prazo começa a não compensar por causa dos preços de tudo, para turistas.

  17. Rafael disse:

    Ola apenas gostaria de parebenizar pelo blog, tenho 19 anos e estou no terceiro ano da faculdade de administração, sonho em morar fora do Brasil quando me formar, arranho um inglês, mais nada que até a conclusão da faculdade eu não resolva.
    Minha unica pergunta até mesmo pela experiencia, é quanto a adaptação no Hawaii…
    Trocaria SP-Brasil e um emprego bom, por um por um emprego onde eu possa me manter e apreciar o mar e suas ondas.
    Ainda que eu queria apenas fazer uma viagem de “teste” com visto provisorio, você saberia me dizer em média o desprendimento financeiro para uma viagem como esta ?

    Novamente parabéns, grato pelas informações.

    • A ‘viagem-teste’ é muito importante antes de decidir morar aqui. Cada um tem uma idéia diferente do Havaí, quando chega aqui é bem diferente do que pensávamos.

      Se for só uma viagem de 1 semana, por exemplo, o mais caro mesmo são as passagens que quase dobraram de preço, comparado com o ano passado. Estou sempre checando os preços em sites de viagens e não sei porque os preços subiram muito este ano.

      O resto depende de que tipo de hotel vai preferir e que tipo de passeios. Alugar um carro é muito importante também para um turismo de qualidade aqui. Os restaurantes bons são bem caros.

      O ideal é fazer uma lista do que você pretende fazer e ir calculando os preços. Veja os preços das passagens e as opções de hotéis, a maioria fica em Waikiki. O Submarino é um dos sites mais completos do Brasil.

  18. Henrique disse:

    Olá, eu e minha namorada gostaríamos de morara no Havaí, quanto devemos levar em dinheiro e arrumar um trampo é difícil? Qual a faixa de salário mínimo por aí?

    • Oi, Henrique, isso vai depender logicamente da pessoa. Eu e meu marido gastamos uma média de 2 mil dólares por mês, sendo bem econômicos aqui.

      Quanto aos empregos não temos muita idéia porque trabalhamos pela internet. Aqui não existe salário mínimo, é geralmente por hora que se paga. Os que geralmente estão dando mais dinheiro são os que recebem gorjetas como garçons em restaurantes e hotéis.

  19. Lacerda disse:

    Olá, sou militar da Marinha do Brasil e estou em missão no Haiti, terei um período de férias e gotaria de visitar Honolulu, será que eu consigo um albergue baratinho para passar em torno de 10 dias? fica muito caro passar esse período aí?
    quanto devo gastar?
    as refeições são em conta ou é melhor viver de Mcdonnald? rsss
    é verdade que se paga um imposto quando se chega na ilha?
    Desde já agrdeço por tirar minhas dúvidas.

    • Oi, Lacerda, você deve estar se referindo ao Havaí (e não Haiti), né?

      Não tem taxa nenhuma que se paga quando se chega na ilha além dos impostos em tudo o que você compra. Tem vários albergues (procure por hostel, ‘albergue’ em inglês na internet) de uns 25 dólares por dia em quarto coletivo, principalmente na área de Waikiki.

      Para se passar 10 dias aqui sem gastar muito e não ficar doente ;) eu recomendo comprar os ‘pratos feitos’ dos supermercados. Todos eles vendem porções de arroz com alguma coisa, geralmente comida oriental. É a melhor maneira de comer bem e barato.

  20. Lacerda disse:

    Sim querida, estou falando do Hawaii.
    So não entendi uma coisa: como assim ficar doente?
    Acomida não é de qualidade nesses lugares?
    Um das minhas visitas será a base de Pearl Habor, vc sabe se é de facil locomoção de Waikiki para lá e os ônibus são muito caro?
    Desculpe-me por encomodar vc já encomodando fico muito grato por todos os esclarecimento.

    • ‘Não ficar doente’ eu estava me referindo a ‘viver no McDonalds’. A comida havaiana em geral é muito boa, nutritiva e calórica.
      Para ir para Pearl Harbor dá para ir de ônibus circular (TheBus) e não é caro.

  21. luiz disse:

    Olá td bem amigo, eu moro no Brasil e fui passear com minha esposa e minha filha de 5 anos por 10 dias no Havai, ficamos apaixonados,tenho condições de comprar uma residencia de até 200 mil dolares , e tenho uma renda de aprox: 6 mil dolares por mes ,só que eu precisava saber se existe uma maneira de mora legalmente no Havai, se vc conhece algum advogado que pode me ajudar..

    abços

  22. Brunno Oliveira disse:

    Cara, Parabéns pela iniciativa de fazer esse blog que é riquíssimo em informações, é bom saber que o havai nao é so mil maravilhas rs.

    Meu nome é Brunno, sou formado em publicidade em são paulo e pretendo estudar inglês (e claro evoluir no surf) e futuramente ingressar em uma pós em marketing (fora do havai) procurei umas agências de intercambio e encontrei bons precos mas sabe como é, para eles tudo é perfeito, nunca tem problemas (nao estou condenando, afinal é o trabalho deles). Eu vou ficar de 4 a 6 meses e gostaria de saber sobre locomoção (ouvi dizer que tem uma ciclovia muito boa), como faz para ir de uma ilha para outra? e os ônibus? (minha escola eh a ELS fica em honolulu) vou ficar em casa de familia ainda nao sei aonde vai ser, nao tenho ideia se as pessoas costumam morar nos grandes centros. (eles costumam ser calorosos como os brasileiros? receber de braços abertos? rss)

    Desculpe te bombardiar com tantas perguntas, é como é a primeira vez que eu vou, fico um pouco inseguro, afinal, nao é todo mundo que faz intercambio no hawai, apenas queria aproveitar ao máximo para aprender inglês e surfar.

    um grande abraço

    Brunno

    • Oi, Brunno, eu sou publicitária também, trabalhei muito tempo na área de direção de arte! Muito legal esta sua oportunidade de estudar aqui, você vai adorar!

      Bom, o ônibus é o TheBus, só tem esse, é circular e atravessa toda a ilha. Apesar de ser considerado o melhor transporte público dos EUA, eu achei meio demorado e não cobre toda a área, ou seja, tem muitos lugares que é impossível de se chegar de ônibus, só de carro mesmo.

      Em Honolulu tem muita gente que vive só de bicicleta. Eu acho meio perigoso, principalmente quando os ciclistas vão contornando a ilha, tem muita curva e é bem estreito. Tem muito acidente com bicicletas aqui em Oahu. Você tem que dividir a rua com os carros, não tem ciclovia.

      Como grande centro, você vai ver muita gente com ‘cara de grande centro’, muito mendigo em downtown, muito drogado, estas coisas. Os havaianos são na maioria muito legais. E o resto, que é a maioria, principalmente em Honolulu, são turistas.

      Mas se você vai ficar em casa de família é tranquilo, eles te darão todas as dicas. Tudo o que você precisa está concentrado em Honolulu. As outras cidades da ilha são só para passear. E surfar, claro. :)

  23. Dilson Schmidt disse:

    Otimo seu Blog, e com muitas informacoes, muito bom
    Gostaria de saber algumas informacoes, se Vc puder…
    Moro na Nova Zelandia a 6 anos, morei em Tampa Bay por 8 meses, sou residente legal nos EUA, gostaria de saber algumas coisas.
    - Estou pensando e me mudar para o Hawaii com m inha esposa e duas filhas 11 e 14 anos.
    -Vc sabe algo sobre as escolas por ai, fiquei sabendo que algumas escolas tem um pouco de racismo com estrangeiros, e que as escolas publicas por ai sao bem fracas, isso e verdade.
    -O custo de morar por ai e muito alto comparado com o custo nos estados do continente.
    -Qual o custo de um aluguel de uma casa de 3 quartos, por exemplo em Hawaii Kai, pois soube que tem boas escolas por la.
    -E sobre trabalho, qual e o salario medio por ai, pra se trabalhar em um restaurante, supermercado ou hotel.
    Desde ja agradeco.
    P.s estive ai no final do ano passado e como todos me apaixonei por isso tudo, sou economista e minha esposa e fisioterapeuta (no Brasil).

    • Oi, Dilson!!

      Não estou sabendo sobre o racismo nas escolas. Imagino que seja como os outros estados americanos, nunca ouvi falar nada neste sentido. As escolas são mais fracas aqui sim, inclusive a carga horária é menor.

      Olha, o custo de vida aqui é bem mais alto comparado com a Flórida, por exemplo. É mais ou menos o mesmo que morar em New York City, para você ter uma idéia. E isso vale para a moradia, que é caríssima.

      Um studio simples custa na faixa de 1.500 dólares por mês. Veja os preços no classificados do craigslist.com. As casas não são espaçosas como as da Flórida. Ali você vai encontrar as ofertas de empregos também.

      Imagino que o salário seja mais ou menos como o restante dos EUA. Apenas quem vive de gorjeta deve ganhar mais, porque aqui tudo é mais caro, relacionado ao turismo.

      É muito bom morar aqui, mas é preciso de um tempo para se estabelecer. A maior desvantagem é que fica longe de tudo, ou seja, fica caro para viajar para outros lugares depois.

  24. Mario disse:

    Olá Loo,
    Parabéns pelo blog muito bom e de ótima qualidade

    Meu nome Mario sou publicitário e moro em Ribeirão Preto interior de SP, a muito tempo tenho o sonho em morar um período no Havaí, e estou planejando ir em junho/11 para fazer um curso de inglês, queria muito sua opinião em relação aos cursos e escolas de inglês, e também eu não tenho dinheiro para ficar 6 meses apenas estudando, é possível conseguir um trabalho para me manter,comer,morar nesse período, mesmo não sendo em minha área ?

    Atenciosamente agradeço

    falebem@gmail.com
    Skype- Mario,br

    • Oi, Mário, eu sou de São José do Rio Preto, aí pertinho de Ribeirão Preto!! E sou formada em publicidade!

      Então, infelizmente eu não sei nada sobre as escolas de inglês daqui, nunca me dei muito bem com escolas, sempre preferi o método ‘autodidata’, mas eu sei que tem várias sim, como em qualquer lugar nos Estados Unidos.

      Para trabalhar é chegar aqui e ver. Eu acho muito difícil você conseguir emprego antecipadamente, principalmente na área de turismo. O melhor mesmo é ir no site de classificados que eu sempre indico, o craigslist.org (é feinho, mas o melhor) e ver as ofertas de empregos para se ter uma noção.

      E eu acho que só de trabalhar com americanos acaba aprendendo mais inglês que frequentando escola. Minha opinião.

      • Mario disse:

        Olá Loo tb ?
        Obrigado pela resposta
        Estou pesquisando varias escolas porém os preços estão bem altos, vc saberia me dizer quanto tempo posso ficar com o visto americano ai , pois tenho o visto de turismo e negocio que me permite ficar até seis meses nos USA e como é ai no Havaí.
        Att.

  25. LUANA disse:

    ei, encontrei seu blog no google pois estou querendo saber sobre as pessoas que moram ai no hawaii. gostei muito da forma como vc escreve e ajuda as pessoas aqui.
    meu namorado e eu temos uma filha de 1 ano e 3 meses, ele morou na califa uns meses, no hawaii por um ano e voltou, estamos tentando nos estabilizar aqui no brasil mais as coisas por aqui sao muito dificeis, ele já é formado temos carro uma vida boa, mais morar de aluguel aqui é ruim pois trabalhamos apenas pra pagar as contas e nao sobra pra nada.
    eu tambem já morei nos eua em boston, entao temos uma noçao boa de como é a vida por ai, mais tenho um pouco de medo de arriscar com minha filha.
    queria saber se vc poderia me dizer como estao as coisas por ai, em termos de emprego e valor de moradia. eu sou massagista, sera que daria certo trabalhar com massagem por ai? tambem tenho um contato com uma fabrica de roupas intimas e biquinis, conheço uma pessoa que vive disso na florida, vendendo.
    obrigada desde já !

    • Olha, Luana, é muito difícil dizer se vai compensa morar aqui ou não. Eu acho o Hawaii o máximo, lindo, mas o aluguel é caríssimo, o valor dos imóveis são muito mais alto, comparados aos outros estados americanos. E com filha é ainda mais complicado.

      O turismo no Havaí só cresce e tende a crescer ainda mais. As massagens são muito famosas aqui, principalmente as lomi-lomi e shiatsu, que são oferecidas nos hotéis de luxo e resorts. Existem várias lojas de biquinis no estilo brasileiro aqui também, os turistas e locais gostam muito.

      Aqui nos Estados Unidos dá para comprar tudo em prestações em até 30 anos. Mas para isso é necessário crédito, morando pelo menos uns 5 anos aqui. Sem crédito você paga as prestações muito maiores. O mesmo acontece com carros. Os americanos em geral estão muito endividados e a situação do país é muito pior do que é divulgada.

      Na minha opinião é um risco, mas não custa tentar. Se não der certo, voltem para o Brasil. Melhor do que ficar pensando a vida toda em como teria sido ‘se’.

  26. Aniel Miyazaki disse:

    OLA!!! Moro no Japao ha 16 anos ,mas estou querendo dar uma sondada nos EUA pra ver si tem como trabalhar e mora por ai com minha familia ..eu tenho um filho de 10 anos ki esta na escola japonesa ,mas em maio no dia 18 ele vai pro Brasil ficar um tempo la estudando aprendendo um pouco o portuques e tambem aki nao esta nada bem por causa desses terremoto…Entao queria umas dicas de como eu posso ir daqui do japao ate o EUA e sair procurando trabalho , eu nao falo nada de ingles , ja o japones me saiu bem…Aki trabalho como Operador de maquina de rolamentos, mas ja trabalhei vixii em muiitas outras empresas como: Sony , hitachi, kubota (linha de montagem de trator) na bridgestone e varias outras coisas..Voce pode me dar umas dicas tipos melhor cidade pra procura e hoteis barato pra ficar…Espero ansioso deste ja Arigato!!

    • Olha, me parece que o Hawaii seria um bom estado para começar, já que não falam inglês, mas falam japonês. O único problema é que o aluguel é caro, mas como vocês moram no Japão não vão achar tanto assim. No Havaí não tem muito emprego em linha de montagem. Na costa oeste dos Estados Unidos teria mais empregos nesta área.

      Não se esqueçam de que a vida está difícil nos Estados Unidos também, não é só no Japão. É uma decisão muito difícil, envolve várias coisas. Mas eu tentaria o Hawaii, eu não ficaria no Japão depois de tantos desastres.

      Já pensaram em voltar para o Brasil? Eu acho que é o melhor lugar para se morar, no momento. Eu voltei.

  27. Henrique disse:

    Ooi Loo!!! Minha irmã, atualmente, mora em Vancouver (Canadá), porém, 1 colega dela que estuda na ILSC, isto é, escolas de idiomas que aplicam o teste da TOEFL para o ingresso em universidades espalhadas pelo mundo inteiro, + somente em locais que tenham como idioma oficial o inglês, ele se mudou para o Hawaii pq o colégio é + barato, e sem contar despesas mensais e etc. como vc já residiu aí, gostaria d saber se REALMENTE o custo d vida aí é + barato q no Canadá, e como q é o ingresso em universidades aí no Hawaii? Tem bastante universidades ou ñ? Lembrando, q ela é focada, principalmente nas áreas d biológicas, informática e com uma certa aptidão para a área d exatas, + em relação a hotelaria e turismo, infelizmente, eu ñ sei :( no momento, qual a profissão (com nível universitário) está em alta aí no Hawaii, ao – nesse momento? Aguardo resposta, e parábens pela iniciativa d ajudar pessoas q tenham dúvidas por esse país TÃO MAGNÍFICO q é o Hawaii hehe :) abraços.

  28. Liliana disse:

    Olá..

    Eu encontri seu blog no google e achei interessante tudo o que diz aqui por que sempre sonhei em viver no havai, foi sempre algo k senti. Não sei bem porque mas foi algo que sempre senti que queria e quero mas tenho receio devido à legalização, devido ao emprego.
    Como iria sozinha, tenho muito receio porque não sei se seria facil arranjar emprego, se seria fácil arranjar casa e como não conheço aí ninguém o risco ainda é maior.
    Tenho medo de arriscar e me dar mal mas ao mesmo tempo gostava muito de arriscar.
    Gostaria de saber a sua opiniao.

    • israel disse:

      Oi Liliana, vi seu interesse em ir para o havai, e digo que me identifiquei demais com o teu sonho, realmente é o msm que sempre sonhei, porém, com os mesmos receios que vc tem. planejo ir para o havaí na metade de 2012, qdo terminho minha faculdade, mas nao queria ir sozinho, estou tentando reunir um pequeno grupo pra ir junto, assim poderemos contar uns com os outros, se tiver interesse em ir com um pouco mais de segurança, me adc no msn. israel_poorloff@hotmail.com. abçs.

  29. Rodrigo G disse:

    Bom dia Loo.
    Gostaria de te parabenizar pela iniciativa e disponibilidade de tempo para responder os questionamentos do pessoal e um plus ainda maior pela paciência de nunca deixar ninguém falando sozinho, mesmo que seja para responder os mesmas perguntas já respondidas acima.
    Meu nome é Rodrigo, tenho 23 anos, pós graduado ( comercio Exterior), com a intenção de fazer um curso de intercambio no Havaí, no período de férias da empresa que será por volta de Junho – Julho (2012), eu tenho algumas dúvidas e gostaria que vc me desse algumas dicas, pois a Agencia de intercâmbio nos dá uma idéia muito generalizada do que seja e nada melhor do que alguém que já tenha vivenciado a experiência para melhor nos orientar. A escola que vou estudar chama-se Els Language Centers em Honolulu (HPU), ainda não escolhi se vou ficar em casa de família, alberque ou residência estudantil, qual vc recomenda? Já sou fluente no inglês, porém busco o nível de proficiência na língua e pra dar tbm uma boa encrementada no currículo, afinal como é férias tbm quero zuar pra crlho, curtir muito! Fazer de tudo e mais um pouco. Transporte como funciona? Dá pra se chegar a todos os lugares de ônibus? Em relação a cidade onde vou ficar (Honolulu) é legal?? Turismo eles enfiam a faca? Quais são os pontos que vc mais gostou? Quanto vc recomendaria para levar em 1 mês de estudo com possibilidade de prorrogar mais um mês pra diversão, pois dependendo . estendo minha viagem, largo minha empresa em prol de um emprego melhor quando eu retornar ( to com uma idéia de levar (R$6.000,00 + mais um cartão de crédito de reserva. Quero vivenciar esta experiência e quero que ela seja única. Vou viajar sozinho (não queria, mais vai ser o jeito), não conheço, mapa, principais pontos nda ainda. To meio perdido pra falar a verdade.. e quanto as aulas de surf.? Vc recomenda? Já li vários posts, blogs pra tentar conseguir sanar todas as minhas dúvidas, vc recomenda comprar um livro sobre intercambio e outro sobre o Havaí, se vc não fez isso, vc acha que é comprar é indicado, sou muito com o pé atrás, e não gosto muito de surpresas.
    Desde já agradeço
    Atte;

    • Então, Rodrigo, já vou te avisando que o Havaí vai te trazer surpresas. Com todo mundo que eu converso é sempre a mesma coisa: o Hawaii não é exatamente o que a gente espera. Não é melhor ou pior, só diferente. Vale muito a pena conhecer, principalmente pelas paisagens, nem tanto pelo turismo comercial (minha opinião).

      Para cada um é diferente, pode-se gastar bastante ou muito mais. Não há como economizar no Hawaii, tudo é caro. Eu, no seu lugar, preferiria morar com estudantes, procurando vagas em casas ou apartamentos (pelo Craigslist.org). Se não curtir o pessoal, muda. Se fizer contrato com imobiliárias, além da maioria dos imóveis serem para no mínimo 1 ano, sai muito caro pagar sozinho.

      Se ficar mais de 2 meses compensa comprar um carro. O ônibus até que funciona, mas é muito cansativo se tiver que pegar todos os dias. E muito ruim para ir para a praia. Compra e venda depois, não tem segredo.

      Não há como planejar muito uma viagens dessas. É muita coisa. Compensa decidir e ir de vez, lá você vai ter todas as informações que precisa. Como você fala inglês fica tudo muito mais fácil. Coisas para se ver, fazer e aprender não vão faltar.

  30. Thiago disse:

    Bom dia Loo!!!

    Eu moro no Brasil, eu to querendo passar uns dias no Havaii, Eu já conheço a costa leste americana toda, e final do ano passado estive na Indonésia e Tailandia e as praias de lá são iradissimas e eu imagino q as do Hawaii também sejam assim, daí minha vontade de conhece ro Hawaii.
    Eu sei que tem várias ilhas, mas qual delas vc julga a mais importante (irada) que deveria conhecer, considerando que vou rapido, uns 10 dias somente?
    E para se hospedar, rola uns lugares baratos? Hoteis, albergues, sei lá.. !!

    Valeu, muito obrigado!!!

  31. Victoria Libos disse:

    Bom dia Loo!
    adorei seu blog.. parabens mesmo pela sua dedicaçao e carinho para com todos!
    tenho 17 anos e estou indo fazer um curso de ingles durante 4 meses, hospedagem em casa de familia.. tudo por uma agencia de intercambio/work and travel e etc..
    estou muito confusa entrei hawaii ou california tambem.. e australia!!
    em primeiro plano esta o hawaii pra mim! queria saber a sua opniao, o que acha.. se seria uma experiencia boa.. tenho medo de que se resuma só (o que nao eh nada pouco) nessas paisagens maravilhosas.. queria saber se a qualidade de vida, as pessoas, vida noturna.. essas coisas! o que vc me aconselharia ? estou muito em duvida da california tambem..
    muito obrigado pela sua atençao!
    beijao

  32. filipe disse:

    Boa tarde Loo!
    tdb?
    to querendo ir morar ai no hawaii,mas tenho duvidas sobre algumas coisas,principalmente em emprego,tenho 22 anos e mn noiva tdb,sou Biomédico e ela está se formando em arquitetura,faço mestrado,quero saber se é facil ou tem possibilidade se arrumar emprego nestas áreas,tem facul pra eu lecionar (arena da saúde).
    agradeço se puder responder mns duvidas .

  33. pedro disse:

    olá!

    antes de tudo, parabéns pelo blog!

    tenho interesse em morar no hawaii.. quero aprender inglês, por facilitar a vida profissional e ser um bom conhecimento agregado nos dias de hoje..

    busco uma escola e emprego.. (topo qualquer coisa, aqui no brasil já trabalhei de monitor de festas infantis, garçom, barman, segurança, professor de judô, produtor de eventos, etc..)

    nunca morei fora, minha experiência internacional se resume a duas semanas no sul da europa, hahaha..

    acha que a adaptação é fácil? recomenda outra coisa? será que consigo emprego?

    valeu! bjs

  34. Caíque disse:

    Oi Loo,
    Estou entrando na faculdade de Zootecnia agora e quando acabar meu curso pretendo talvez morar no Havaí. Será que aí existe empregos nessa área ? E o diploma brasileiro tem algum valor nos EUA ?
    Bjs obrigado (:

  35. claudio surian disse:

    Oi Loo acha paciencia a sua ,meu nome e claudio sou argentino casado com pernambucana e more por 12 anos em boston fazendo todo tipo de trabalho taxista,pintor ,entregador de pizza e todo mais longas jornadas os setes dias a mesma historia suportando a neve o frio a saudades mais compensaba hoje tudo mudo nao aconselho ninguen a se aventurar nesse momento a morar nos estados unidos ,tudo tem a hora certa na vida ,la nao tem emprego bom a inmigracao pega muita gente e passa un bom tempo na cadeia antes de ser deportado en fin nao quero ser pesimista mais como voce fala o melhor conselho passa un tempo de ferias nos estados unidos e depois o panorama es mais claro sou cidadao americano e voltei com a minha familia dos estados unidos a 6 meses e nao me arrependo o paraiso nao existe e so saber viver com umildade e perto de deus.obrigado e boa sorte aos aventureros,ta chau loo boa sorte e deus te abencoe claudio joao pessoa brasil

  36. Marina disse:

    Oi Lo, to indo fazer work experience com mais duas amigas e iiremos trabalhar no Mc Donalds de Laie. To cheeeia de duvidas! Desde preco das coisa ate lugar pra morar… O custo de vida ai e tao alto quanto falam? E facil e barato comprar uma bicicleta para andar pela ilha? Vale a pena?
    Beeeijos, obrigadaa!

  37. Letívia disse:

    olá…
    meu sonho é ir morar no hawai,pq pelo q andei pesquisando é um lugar muito bacana…gostaria d saber quais são as opções de sustento lá,profissões que fazem sucesso ai e tal…
    obrigada…
    bjo

  38. Patricia Fernandes disse:

    Trabalho numa Fundacao que registra doadores de medula ossea e gostaria de fazer campanhas em Honolulu. Voce poderia me informar nomes e telefones de igrejas brasileiras ? Preciso ir a muitas igrejas (onde se concentram mais pessoas) e registrar pelo menos 400 novos doadores em 5 dias pra justificar minha ida de New York.
    Nos somos uma organizacao sem fins lucrativos , com budget muito reduzido . Mas quando registramos um numero grande de brasileiros , temos mais possibilidade de salvarmos mais pacientes brasileiros.
    Agradeco quem puder me ajudar.
    (203) 241-0179
    Patricia Fernandes
    Fundacao Icla da Silva
    E-mail:patricia@icla.org
    Website: http://www.icla.org

  39. Lucia disse:

    Aloha!!!1 Eu cheguei aqui no Hawaii tem 24 dias, E tudo muito bonito e calmo, um verdadeiro Paraiso, eu sou de Florianopolis SC, Bem aqui nao encontrei nenhum brasileiro gostaria tanto de fazer amizades, Pois faco meu curso em ingles no IIE que fica EM Honolulu, eu moro na praia de Waikiki, gostaria de ter contato com Brasileiros quem souber de algum Brasileiro nesta Ilha por favor me deixe umm recado!!!
    vlroos.imoveis@gmail.com
    Agradeco muito!!!

  40. Jeferson disse:

    OI Loo, tenho 26 anos , cara estou muito afim de arriscar morar no Hawaii, sou casado tenho dois filhos, mais caso eu ir arriscar vou sozinho no começo, não falo ingles nem japones, cara faço de tudo ja trabalhei de garçom, fui militar durante dois anos, motoboy, estou interessadissimo em guardar uma grana e tentar a sorte ai… sou de SC e tenho o sonho de morar em outro pais… só q só saiu daqui se for pra morar no Hawaii… sei la emprego no começo eu trabalho em qualquer lugar… obrigado pela atenção Loo…

  41. Daniel disse:

    eu to muito afim de morar no hawaii quero saber quais são os custos… 1,500 dolares é possivel sobreviver lá ?

  42. ysenia disse:

    Oi, eu e meu marido também estamos querendo mudar para Hawaii mas não temos contactos por lá e como as viagens são muito caras, andamos procurando pelas redes sociais por Portugueses ou lusodescendentes que vivam por lá e nos possam ajudar a encontrar emprego para podermos então, investir na viagem com alguma segurança e de preferencia ficar de vez.
    Somos ambos licenciados, eu em ciencia da comunicação e medicina chinesa e o meu marido é engenheiro agricola, fez estágio no Brasil e tem muita experiencia com agricultura biológica. Qual a melhor zona para conseguirmos emprego nestas ou outras areas?
    Se alguém conhecer portugueses ou brasileiros que são nossos irmãos por lá e nos puderem pôr em contacto, seríamos eternamente gratos.
    Obrigada

  43. Edalmo disse:

    Bom DIa!!!!!!!!!

    se for morar no hawaii será que tenho chaces de emprego rápido? e moradia??

    grato!!!!!!!

  44. Robert Rueda disse:

    ola para todos irmaos !!! sou um viajante, e depois de viver por toda europa e alguns paises da africa e asia, estou nos EUA.. mas estou atraz de algum lugar realmente isolado e calmo pra viver, andei pesquisando hawaii, e me intereçou muito, gostaria de informaçoes sobre como alugar uma casa ou um quarto de inicio, trabalho nao me preocupo pois sou muito dinamico, trabalho em qualquer area da construçao, cozinha, agricultura e tal .. sao algumas coisas que aprendi mundo a fora em 20 anos de viagens,se alguem tiver disposto a me dar uma ajudinha com informaçoes eu fico muito agradecido . em dezembro estarei por honolulu. abraços fraternos….(Robert Rueda)

  45. willian disse:

    Gostaria de indicar um site da palavra de DEUS a todos que moram no hawai,WWW.CONVERTIDOS.COM.BR,e ouça a radio on line,que a paz de CRISTO esteja com todos.

  46. Vânia disse:

    Olá eu gostaria de visitar Honolulu, para ver como é o ambiente os costumes, meu sonho sempre foi morar em Honolulu gostaria de saber todas as informações possíveis sobre preços, empregos, costumes, regras do governo, etc etc etc.

    muito Obrigada desde já *-*

  47. Marcelo disse:

    Ola Loo, gostei muito de sua resposta a todos ,Ja morei no japao 5 anos e na california ,sou formado em gastronomia ,trabalho aqui no brasil ,mas meu sonho e ir morar no Hawaai ,sei que a vida fora nao e facil ,mas gostaria que me desse umas dicas como faco pra arrumar um emprego na area ,obrigado desde ja

    • Oi, Marcelo, tudo bem? Como o Hawaii é um estado que vive praticamente do turismo, principalmente em Oahu, é mais fácil arrumar emprego nesta área de restaurantes do que em qualquer outra.

      Talvez seja mais fácil começar por restaurantes pequenos e depois ir subindo. A culinária internacional, principalmente a japonesa, é bem valorizada por lá. Mas é aquele negócio, arranjar emprego bom em um lugar diferente é sempre uma questão de sorte. ;)

  48. Adryelle disse:

    Oiiii Looo, tudo bem??? Eu tenho 23 anos, sou independente e sonho em morar nos EUA, no Hawaii de preferencia, mas também tenho muita vontade de morar na Flórida. É muito burocratico pra conseguir morar por la?? E os empregos na Flórida, é muito dificil conseguir?? Como devo prosseguir?? Obriigadaaa :D

    Qualque coisa meu e-mail é: dryk_pinheiro@hotmail.com

    • É tudo questão de sorte, Adryelle. Na Flórida é bem mais barato de se morar e arranjar emprego. Comece pela Flórida (ou Califórnia que é mais perto do Hawaii) e depois vá para o Hawaii. Abs. :)

  49. Paula disse:

    Ola loo, Moro em São paulo e vou me formar esse ano, faço curso de cabeleireiro e quando acabar pretendo fazer um curso rápido de inglês pois quero muito morar no Havaí, a área de cabelos é valorizada por ai? e pretendo ir também na base da sorte arrumar qualquer emprego e ir me virando, tem algum conselho? Obrigadoo!

    • Eu não faço idéia de como é o mercado de trabalho nesta área, mas sei que no mundo todo a área de beleza está em constante crescimento. Não será diferente no Havaí. Boa sorte!

  50. thiago alves disse:

    ola pessoal eu estou querendo uma ajudinha gostaria de larga minha vida aqui no brasil e ir morar por um tempao no hawaii gostaria de saber se e ruim pra documentação e trabalho sobre trabalho trabalharia de qualquer coisa dando pra mi manter… se alguem poder me ajudar com minhas duvidas agradeceria muito

  51. eduardo augusto disse:

    Oi Loo, bom dia! Sei q vc já recomendou morar primeiro nos EUA antes do HAWAII, mas não tenho interesse em ir aos EUA p experimentar, então gostaria de saber como faço para trabalhar (quais áreas vc recomenda?) e morar no HAWAII??, hj sou bancário, mas quero largar essa vida e explorar um lugar que além de tudo é um sonho. Gostaria de saber se há custo/benefício em trabalhar e morar no HAWAII?? Aguardo sua resposta e fica com Deus.

    • O Havaí vive do turismo, então quase todas os empregos são, de certa forma, relacionados a hotéis, restaurantes, lojas e serviços para o turista. Todos eles é preciso ter um inglês razoável. Se souber japonês ajuda muito.

  52. EDSON MEZADRI disse:

    Olá, moro no Espírito Santo, Brasil, estive ai no hawaii no período de 12/12/12 á 12/01/13 a passeio com minha esposa e meus 2 filhos sendo 1 de 8 anos e outra de 4 anos, tenho alguns amigos brasileiros que já residem ai a mais de 10 anos, eu e minha esposa amamos o hawaii, e estamos planejando ir definitivamente morar ai no north shore ou próximo tipo mililane etc. Ainda não falamos inglês, só algumas palavras, mas estamos pesquisando para ir para abrir algo própio ou investir em algo de alguém ai do hawaii que precisa de ampliar negócios e quer um sócio, ainda estamos verificando as possibilidades de abertura de um negócio própio ai, vc tem alguma dica para nos dar ? vamos estar com um bom capital financeiro para iniciar nossa vida ai. Aguardo retorno. Um abraço.

  53. felix dala disse:

    por favor pr mais q seja só mais um comentario eu te imploro q me respondas…cheguei a uma daquelas fases na vida em q nao vjo o meu rumo…xtou me formando, um pouco atrazado mas cntinuo batalhando, pena q sem um vrdadeiro sonho é viver no hawai ou em qualquer outra ilha….sei q ali nao é só praia, sol e boa vida mas me sinto preparado p infrentar as dificuldad pois sou angolano e xtou abituado a tais situacões…pr favor me dé uma dica d cmo é viver ali e o q eu psso fzer p entrar no hawai e arranjar um trabalho pr mais miseravel q seje pois xtou dsposto a cmeçar pr baixo…,.aqui tens o meu email felixdala@hotmail.com

    • Oi, Felix, ir para o Havaí é como ir para qualquer lugar dos Estados Unidos. Você precisa de visto. Não aconselho tentar trabalhar por lá sem visto de trabalho e inglês básico, é muito difícil.

      Se não souber inglês é melhor começar pela Califórnia (estado mais próximo ao Havaí) ou Flórida, onde moram muitos brasileiros. Aí, depois, vá tentar no Havaí.

      É importante lembrar que mudar de casa, cidade ou país não é a solução dos problemas. No início ficamos entretidos com a mudança, mas depois é como morar em qualquer lugar do mundo, com rotina e todos os outros problemas anteriores. Experiência própria. :)

  54. wilma disse:

    Seu blog é muito bom.
    Eu e meu marido somos aposentados e pretendemos conhecer o Hawaii ,Como não dominamos a língua inglesa( você acha que dá para irmos sózinhos?) E que ilhas vc. recomenda para nós visitarmos? Setembro /outubro é a boa?

    Muito grata

    • Oi, Wilma! O Hawaii, como todo lugar turístico, está preparado para receber pessoas de todo o mundo, mesmo as que não dominam o inglês. Podem ir tranquilos que não serão os únicos. Para uma primeira visita eu recomendaria a ilha Oahu, onde fica Honolulu (capital do Havaí) e Waikiki (o bairro mais famoso e turístico). O ano inteiro é bom lá, nunca faz frio.

  55. Larissa Melo disse:

    Ola,
    Estou com viagem marcada para dia 14/04 para o Hawaii! Gostaria de saber como estão as tensões na ilha sobre as ameaças da Coreia do Norte? há alguma movimentaçao por ai? Fiquei um pouco apreensiva ja que minha viagem será de lua de mel.
    Aguardo e Agradeço sua reposta;
    =)

  56. Tadeu disse:

    Olá Loo,
    Eu sou Tadeu, moro na Holanda já quazi minha vida enteira, eu nasi em Botafogo, Rio de Janeiro mas com 5 anos meus pais me levaram para Holanda. Eu sei falar bem o Português, Inglês, Holandês e rasiavel o Francês. Como vc já deve ter notado não sei escrever o Português muito bem, mas o Holandês e Inglês sim.
    Minha esposa e eu chegamos para ficar um tempo no Brasil pois estavamos com saudades. Já estamos com saudades e a Europa esta muito dificel para ter trabalho. Nos estamos agora por 1 ano no Brasil e me desculpa mas a desordem e bagunca nos surprendeu e queremos sair o mas rapido possive. Nos estamos pensando muito em Hawaii e gostamos muito da ilha Maui, Vc pode me falar se fica mas fasil entrat no Hawaii tendo passaporte Holandês. E queremos levar nosso Cashoro, e possivel levar um cashoro para la?

    • O Brasil é bagunçado sim, é só assistir às notícias e ficar abismado. Meu marido é alemão e não se conforma com as coisas aqui (nem eu), apesar de gostar muito do clima do Brasil.

      Com o passaporte europeu fica fácil ir para os Estados Unidos, sem visto, mas como turista, ou seja, não é possível trabalhar legalmente lá. Aí fica complicado viver no Havaí.

      Levar o cachorro é possível sim, precisa providenciar toda a documentação de viagem, vacinas, etc. Para ir do Brasil para o Havaí é preciso fazer conexão na Califórnia.

      Já tentaram morar no sul do Brasil? Talvez seja uma opção. Eu morei um tempo em Porto Alegre e senti uma grande diferença do interior de São Paulo. Curitiba é legal também.

  57. Débora disse:

    Olaaá, Loo! Achei seu blog demaais, ajudou muito com algumas dúvidas que eu tinha… Mas ainda queria umas dicas pro meu caso específico! Bom, estou planejando ir para o Hawaii com meu namorado ano que vem! Nós temos 21 anos e na verdade pretendemos morar aí futuramente! Estamos indo com uma graninha boa… Já que queremos ficar por aí um bom tempo e já sabemos que o custo de vida aí não é nada barato! Inicialmente, vamos fechar algum curso para falar melhor o inglês, acha que encontramos rápido um lugar pra alugar que seja mais baratinho e só pra nós dois? Ah! A gente também queria trabalhar, acha que conseguimos algo? E em qual região nos daríamos melhor?
    Um grande abraço, Loo! :)

  58. Camila disse:

    Olá… adorei o blog!!!!
    Sou mais uma que SONHA a vida tda em morar no Hawaii, em algo que me chama pra esse lugar..!! tenho 25 anos e estou pensando muito em abandonar tdo aqui, facul..e ir pra lá,,,não me importo com o trabalho, trabalharia em qqer área…é possível????

  59. keila disse:

    olá LOO, tudo bem? querido em relaçao as bailarinas de hula… dá pra se manter de dança ,de arte ai no hawaí? pergunto pois sou dançarina.. e gostaria de trabalhar ai no hawai.. ou é igual aki no brasil?… um abraço!!!!!!!!

Deixe um comentário

(campo obrigatório)

(campo obrigatório)

Arquivo – Blog Viagens