News Stories

Alimentos Orgânicos

Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, mas muito mais caros que os outros.

Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, mas muito mais caros também.

Aqui em Honolulu é muito comum encontrar lugares que vendem produtos orgânicos. Restaurantes, cafeterias e supermercados. Os maiores consumidores daqui são as pessoas de classe média alta para cima, geralmente os orientais.

Outro dia mesmo a gente foi conhecer um lugar chamado Organic Cafe, uma cafeteria com vários produtos orgânicos, comidas, sobremesas e bebidas.

As bebidas que a gente tomou eram feitas de leite de soja e frutas tropicais congeladas. Nada demais, tinham gosto de vitaminas normais. Faltou um pouco de açúcar, mas eu acho que faz parte do estilo natural e saudável.

Eu vi que eles têm vários pratos de comidas à venda e doces também. Será que são todos orgânicos mesmo? Como a gente vai saber se não vimos eles comprando os ingredientes e o sabor é o mesmo? A loja tem pouco movimento, é dentro de um shopping mall, mas não parece que não vai muita gente.

Cafeteria que vende comidas orgânicas, no Waikiki Shopping, o "Organic Cafe".

Cafeteria que vende comidas orgânicas, no Waikiki Shopping, o "Organic Cafe".

Smoothies (vitaminas) que a gente tomou no Organic Cafe, no Havaí.

Smoothies (vitaminas) que a gente tomou no "Organic Cafe", em Waikiki, no Havaí.

Produto exclusivo da loja, café com a marca deles, Organic Cafe.

Produto exclusivo da loja, café com a marca deles, "Organic Cafe".

Encontramos este produto orgânico do Brasil na loja, o açaí.

Encontramos este produto orgânico do Brasil na cafeteria "Organic Cafe", o açaí.

Os alimentos orgânicos não são cultivados com pesticidas, fertilizantes artificiais ou alterações genéticas. As frutas e os vegetais são geralmente menores, mas mais saborosos, mas são bem mais caros também.

Se os alimentos orgânicos fossem o mesmo preço dos normais, compensaria, mas eu li em alguns sites que se os alimentos forem lavados corretamente, o índice de agrotóxico é quase o mesmo.

E também, se você é uma pessoa que não resiste a um Mc Donalds, comidas enlatadas e churrascos de vez em quando, ser radical em comidas orgânicas não faz o menor sentido.

A questão é, como confiar nestes alimentos? Eu ouvi dizer que alguns seguem à risca o que tem que ser feito para serem considerados orgânicos, mas sempre tem o risco de contaminação pela água que é usada para a irrigação, fungos ou adubos naturais.

O ato de se alimentar está relacionado com o prazer de comer, não somente pelo sabor, mas também pelo visual. O que vale mais, comer uma goiaba vistosa e grandona, mas com maior índice de resíduo agrotóxico ou uma pequena, mais saborosa e encontrar “meio” bicho na goiaba?

Assista ao vídeo sobre alimentos orgânicos no Brasil:

Be Sociable, Share!

Related articles

  • Comidas – Berlim, Alemanha

    Em Berlim gostamos muito das excelentes padarias em todas as esquinas, pratos típicos alemães nos diversos restaurantes, sempre com carne e batata. As saladas sempre têm frios fatiados com um molho do tipo maionese. As salsichas são deliciosas, também estão em todos os cantos na capital alemã, até (e principalmente) nas estações de trem. A

    Be Sociable, Share!
  • Berliner Bierfestival – Berlim, Alemanha

    Logo que a gente chegou em Berlim estava acontecendo o evento Berliner Bierfestival 2013, uma espécie de Oktoberfest na Karl-Marx-Allee, no centro da capital alemã. É o mais longo biergarten (corredor com mesas e cadeiras para tomar cerveja ao ar livre) do mundo. Foram cerca de 320 cervejarias de 86 países e mais de 2000

    Be Sociable, Share!
  • Comidas e bebidas – Leipzig, Alemanha

    O que eu não sabia é que na Alemanha, além das famosas cervejas, eles têm uma variedade de outras bebidas que não são tão conhecidas por nós, brasileiros. Nos restaurantes eles servem coquetéis de frutas misturados com água com gás. Eu adorei pelo fato de não ficarem muito adocicados e com um toque gasoso. O

    Be Sociable, Share!
  • Baianas & Acarajés – Bahia, Brasil

    Tipicamente baianos, a massa dos acarajés são feitos com feijão fradinho, temperados com cebola e sal. Depois de fritos no azeite de dendê, eles são cortados ao meio e recheados com camarão seco, caruru (feito com quiabo), vatapá (uma mistura grossa que geralmente é feita com farinha de rosca, pimenta malagueta, leite de côco, cebola,

    Be Sociable, Share!
  • Trancoso – Bahia, Brasil

    Trancoso é um povoado pertencente à cidade de Porto Seguro, na Bahia. Fomos pela estrada de terra antiga (para matar saudade) e voltamos pela nova (asfaltada). Visitamos o Quadrado, onde ficam a igreja e as casinhas coloridas. Tomamos batida de cupuaçu na barraca Itaoca, na Praia dos Coqueiros. Be Sociable, Share! Tweet

    Be Sociable, Share!

Leave a Reply

Arquivos

Lugares

Comentários

  • Graças Luz: Agradeço pela gentileza!
  • Graças Luz: Belissimas imagens!!! Um lugar de não querer sair mais...
  • marlyn: estou tentando entrar em contato , via telefone com voces,...
  • Lucio Silvestre: Ganhei uma fruta dessa ja meio seca. Abri e tirei...