abr 132010
Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, mas muito mais caros que os outros.

Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, mas muito mais caros também.

Aqui em Honolulu é muito comum encontrar lugares que vendem produtos orgânicos. Restaurantes, cafeterias e supermercados. Os maiores consumidores daqui são as pessoas de classe média alta para cima, geralmente os orientais.

Outro dia mesmo a gente foi conhecer um lugar chamado Organic Cafe, uma cafeteria com vários produtos orgânicos, comidas, sobremesas e bebidas.

As bebidas que a gente tomou eram feitas de leite de soja e frutas tropicais congeladas. Nada demais, tinham gosto de vitaminas normais. Faltou um pouco de açúcar, mas eu acho que faz parte do estilo natural e saudável.

Eu vi que eles têm vários pratos de comidas à venda e doces também. Será que são todos orgânicos mesmo? Como a gente vai saber se não vimos eles comprando os ingredientes e o sabor é o mesmo? A loja tem pouco movimento, é dentro de um shopping mall, mas não parece que não vai muita gente.

Cafeteria que vende comidas orgânicas, no Waikiki Shopping, o "Organic Cafe".

Cafeteria que vende comidas orgânicas, no Waikiki Shopping, o "Organic Cafe".

Smoothies (vitaminas) que a gente tomou no Organic Cafe, no Havaí.

Smoothies (vitaminas) que a gente tomou no "Organic Cafe", em Waikiki, no Havaí.

Produto exclusivo da loja, café com a marca deles, Organic Cafe.

Produto exclusivo da loja, café com a marca deles, "Organic Cafe".

Encontramos este produto orgânico do Brasil na loja, o açaí.

Encontramos este produto orgânico do Brasil na cafeteria "Organic Cafe", o açaí.

Os alimentos orgânicos não são cultivados com pesticidas, fertilizantes artificiais ou alterações genéticas. As frutas e os vegetais são geralmente menores, mas mais saborosos, mas são bem mais caros também.

Se os alimentos orgânicos fossem o mesmo preço dos normais, compensaria, mas eu li em alguns sites que se os alimentos forem lavados corretamente, o índice de agrotóxico é quase o mesmo.

E também, se você é uma pessoa que não resiste a um Mc Donalds, comidas enlatadas e churrascos de vez em quando, ser radical em comidas orgânicas não faz o menor sentido.

A questão é, como confiar nestes alimentos? Eu ouvi dizer que alguns seguem à risca o que tem que ser feito para serem considerados orgânicos, mas sempre tem o risco de contaminação pela água que é usada para a irrigação, fungos ou adubos naturais.

O ato de se alimentar está relacionado com o prazer de comer, não somente pelo sabor, mas também pelo visual. O que vale mais, comer uma goiaba vistosa e grandona, mas com maior índice de resíduo agrotóxico ou uma pequena, mais saborosa e encontrar “meio” bicho na goiaba?

Assista ao vídeo sobre alimentos orgânicos no Brasil:

Deixe um comentário

(campo obrigatório)

(campo obrigatório)

Arquivo – Blog Viagens