abr 072010
A pior coisa é deixar vencer o passaporte no meio da viagem.

A pior coisa é deixar vencer o passaporte no meio do caminho.

Eu não sei se todo mundo é assim, mas eu tenho pavor de assuntos burocráticos. O meu passaporte brasileiro venceu e agora, estando no Havaí, fica bem complicado para renovar.

Antigamente tinha um consulado aqui em Honolulu, que ainda até aparece no Google Maps, mas foi desativado. Ou seja, o consulado mais próximo daqui fica na Califórnia.

O melhor é que o site do consulado da Califórnia é super confuso e desatualizado. Eu tentei ligar para o número que está no “contato” do consulado, mas cai para uma mensagem automática dizendo que todas as informações e dúvidas estão no site.

Pensamos em renovar o passaporte pessoalmente na Califórnia, mas pode levar mais de 10 dias mesmo pessoalmente e não sabemos nem para onde vamos depois daqui, de Honolulu. Achamos melhor arriscar pela internet mesmo.

Outro fato é que o sistema de passaportes mudou. Agora é passaporte biométrico, com impressões digitais. Se não fizer pessoalmente, o passaporte é válido somente por 2 anos. Com as impressões digitais, é válido por 5 anos. Isso significa que daqui a 2 anos terei que passar por tudo isso de novo.

Para conseguir entender o site do consulado eu tive que copiar a página inteira e editar o texto que repetia várias partes. Organizei o texto todo para que seja compreensível.

E venceu bem vencido. Olhei várias vezes para ver se era verdade mesmo.

E venceu bem vencido. Olhei várias vezes para ver se era verdade mesmo.

Basicamente é necessário fazer a inscrição pela internet em um site que eles dão o link, preencher o formulário (que é confuso) e enviar. Aí eles te dão um número de protocolo e recibo que você deve imprimir, colar a sua foto, assinar e enviar com o restante da documentação.

A taxa para a renovação do passaporte é de 80 dólares que tem que ser mandado em money order (uma espécie de cheque daqui). Os documentos como RG tem que ser autenticado. Eu nem sei onde faz isso aqui. Segundo o Google, em alguns serviços de correio autentica.

Fora isso é obrigatório também mandar no modo Mail Express, o modo mais caro do correio que custa em média 20 dólares. E tem que mandar o envelope de retorno, selado e preenchido devidamente (mais 20 dólares).

Portanto, se você estiver em viagem e o seu passaporte vencer, você terá dores de cabeça. Amanhã vamos tentar enviar toda a papelada. Se tivermos sorte o passaporte chega em menos de 1 mês.

10 Respostas to “Renovação de Passaporte”

  1. Andre disse:

    A ultima vez que minha namorada tentou renovar o passaporte aqui em Londres o home office ficou com o passaporte dela retido por 8 meses. Alias,nao so o dela, o de mais gente tambem. Ate que chegou a data dela ir embora e ela pediu teve que pedir de volta.
    Dizem que o processo esta lento por falta de gente etc etc etc mas na verdade sabemos que isso é balela forte para apavorar o povo e expulsarem estrangeiros de uma forma, digamos assim, mais ‘discreta’.

    • Loo disse:

      Eu acabei de enviar tudo. Tomara que dê certo, mas dá sempre a impressão de que está indo para lugar nenhum com as informações tão bagunçadas no site.
      Na pior das hipóteses o passaporte fica perdido e eu terei que entrar ilegalmente no Brasil pelo México, haha..
      O pior é a papelada da imigração. Até agora não chegou a minha renovação do Green Card. Isso sim é complicado e demorado.
      E no Brasil todos os estrangeiros são recebidos como celebridades. Não é justo.

  2. Sidney Cooper disse:

    Gostaria de saber se posso renovar meu passaport, agora vencendo em 2012
    e quanto seria o valor?
    obrigado

    • Oi, Sidney, você tem que procurar o consulado mais próximo de você, mas ainda está cedo para a renovação do seu passaporte. No Brasil e nos Estados Unidos são preços diferentes das taxas.

  3. Marta disse:

    Eu sou casada com um americano, e meu passaporte esta vencido a um ano,Como faco pra renovar?

    • É passaporte americano ou brasileiro? Se você estiver nos Estados Unidos dá para renovar pelo correio. Entre no site do consulado brasileiro mais próximo de onde você está (Miami, Los Angeles, New York..) e siga as instruções. Não tem importância estar vencido, só vai precisar de mais documentos para a renovação.

  4. jakelyny disse:

    Gostaria de saber como renovar o passaporte americano dos meus filhos”! Moro no Brasil e tenho 3 crianças americanas, semana que vem estrei indo na embaixada americano em Brasilia e preciso muito saber como faço para renovar o passaporte deles.
    obrigada
    jake

    • Eu acho que para a renovação do passaporte americano no Brasil é só indo na embaixada mesmo, pelo que eu saiba. Eu sei que tem a opção ‘express’, um pouco mais cara, mas bem mais rápida, se estiver com pressa.

  5. Ana Santos disse:

    Boa Tarde, senhores tenho meu passaporte Americano e esta em dia mas tenho que ir ao Brasil meio que de emergencia e meu passaporte Brasileiro esta vencido e como demora muito por aqui Florida-Jacksonville renovar o brasileiro, gostaria de renovar no Brasil. Minha pergunta e o seguinte: Terei algum problema de embarcar aqui em Jacksonville-Miami, pois conofmre a Policia Federal no Brasil nao tenho problemas de entrar no Brasil, mas nao sabem com respeito a minha saida dos EUA. Muito Obrigado.

  6. Viviane Osburn disse:

    Bom Dia. Ha 17 anos atras eu vim morar aqui nos EUA de vez. E meu passaporte venceu. Eu me divorciei do meu marido que me trouxe aqui, e me casei outra vez. Mudei de sobrenome, me naturalizei cidada norte Americana, e agora tenho um passaporte daqui. Mas gostaria de ir ao Brasil , e minha miga me disse que eu nao posso ir com o passaporte Americano , entao como fazer? O que preciso de mostrar? Que tipo de documentos precisarei para renovar meu passaporte Brasileiro?
    Muito Obrigada pela ajuda.

Deixe um comentário

(campo obrigatório)

(campo obrigatório)

Arquivo – Blog Viagens