News Stories

Lugar Sagrado no Hawaii

Pu'uhonua o Honaunau National Historical Park, na costa leste da Big Island.

Se vierem visitar Big Island, não deixem de conhecer um dos lugares mais bonitos aqui no Hawaii, o Pu’uhonua o Honaunau National Historical Park. O parque fica na região oeste da Big Island, na região de Kona.

O lugar, além de um parque histórico, é um dos locais perfeitos para passear e passar o dia, o cenário é maravilhoso, com estátuas esculpidas em madeira, no estilo tradicional havaiano, parte do complexo arqueológico do parque que inclui também templos, lagos e vilarejos.

O espaço é preservado desde a época da monarquia, em 1955, o lugar escolhido por um dos reis da época. A praia era usada principalmente para o porto de chegada e recepção real. Você percebe que o rei tinha bom gosto. A praia é simplesmente perfeita.

Entrada do Parque. na região noroeste da Big Island.

Entrada do Parque Pu'uhonua o Honaunau. na região noroeste da Big Island.

Cenário de sonho, ilhazinha com coqueiros, areia branca, mar azul e tranquilidade.

Área protegida com tartarugas marinhas verdes, habitantes desta praia.

Área protegida, com tartarugas marinhas verdes, habitantes desta praia.

Estes totens são a marca registrada da história havaiana. Sagrados e maravilhosos.

Estes totens são a marca registrada da história havaiana. Maravilhosos.

O parque mantém a natureza intacta no local. É proibido mover qualquer coisa no parque.

O parque mantém a natureza intacta no local.

Quadros e esculturas na entrada no parque com áudios interativos contando a história do local.

Quadros e esculturas na entrada no parque com áudios interativos.

Areia branca, com coqueiros espalhados, o Pu’uhonua o Honaunau é um local considerado sagrado. Na praia não é permitido tomar sol nem pisar na grama. Tudo é rigorosamente controlado para que o ambiente continue intacto. É praticamente um museu histórico na praia, belíssimo.

O parque cobra 5 dólares por veículo, por visita. É entregue um folheto com o mapa do parque e todas as explicações históricas de cada ponto. São 16 pontos onde você vai seguindo os números sequenciais, uma espécie de “mapa do tesouro” onde os turistas tiram fotos e apreciam a particularidade de cada local.

Ficamos encantados com estes totens de madeira esculpidos.

Cabana da época, feita de palha, com canoas feitas de madeira.

Esta é a cabana principal, a maior atração do parque, cercada de totens.

Coqueiros, rochas negras e areia branca espalhados pelo parque.

O local é tão especial que tiramos muitas fotos.

Pedra usada como tabuleiro de jogo na época.

Este parece o guardião do parque. Quem resiste a estes totens?

Em todos estes lugares (os parques) é sempre bom levar comidas e bebidas. Os parques da região norte são no meio da estrada, sem comércio por perto, tudo é bem rústico. Quanto mais para o norte da ilha, menos lojas.

Como estamos de carro, enchemos o porta-malas de comidas e bebidas. E também decidimos que dormir no carro é mais confortável e prático que em barraca, pelo menos nesta nossa expedição pela Big Island. Estamos tomando banho de mar e depois nos chuveiros públicos dos parques. Sobrevivendo e adorando.

Related articles

• Pousada Recanto da Natureza – Monte Verde, MG

Em Monte Verde ficamos em um chalé na Pousada Recanto da Natureza, com lareira e um delicioso café da manhã (das 9 horas da manhã até meio-dia), com pães-de-queijo feitos na hora. O chalé é bem confortável, bem localizado. Conhecemos até uma versão mineira da nossa cachorrinha Luinha. Reservamos as diárias pelo site Booking.com, como

• Pedra Furada – Jericoacoara, CE

A Pedra Furada é o símbolo de Jericoacoara. É possível chegar até lá caminhando, fica após a Praia da Malhada. Uma dica para não errar o caminho: seguir os vendedores de água (mineral e de côco), carregando um isopor nas costas. Mesmo de manhã cedo é bem quente. A caminhada leva um pouco menos de 2

• Onde Comer em Jericoacoara

A cidade de Jericoacoara é constituída praticamente por hotéis, pousadas, restaurantes, lojinhas e outros comércios relacionados ao turismo. Apesar de pequena, existe uma variedade enorme de lugares para se comer. Principalmente na temporada. O que pudemos perceber é que mais da metade dos restaurantes são pizzarias. Muitos restaurantes, no final de maio, estavam fechados devido

• Pousada Aqua – Jericoacoara, CE

Quando descemos da jardineira da FretCar, fomos informados que a Pousada Aqua ficava logo ali, de frente para onde estávamos. Não poderia ser melhor localizada. As pousadas de Jericoacoara, na grande maioria, são no estilo rústico, mas bem confortáveis. São simples, mas com tudo o que precisamos: conexão para internet, chuveiro quente e rede para

• Avenida Beira Mar em Fortaleza, CE

A maioria dos hotéis de Fortaleza estão na Av. Beira Mar, na Praia de Meireles. Nós ficamos hospedados em uma pousada na Praia de Iracema, a Pousada Dragão do Mar, também próxima à Av. Beira Mar, localização mais perigosa, mas com opções mais baratas. Escolhemos esta pousada porque ficava perto do Centro Cultural Dragão do

2 Comments

1. tatasinha
    / Responder

muito lindo !!
    TUDO do HAWAII!

2. marcio
    / Responder

acho a arte de esculpir hawaiana maravilhosa e faço meu trabalho artesanal uma dadiva brasileira hawaiana