News Stories

Coité, a planta do norte e nordeste

Coité, a planta do nordeste que enfeita e possui várias outras utilidades.

A planta ornamental coité possui várias outras utilidades além de enfeitar.

No Wikipédia você encontra tudo, menos a palavra coité. Ela é conhecida também por cuieira ou cojuba. Mas nenhuma destas palavras estão no Wikipédia. É a primeira vez que eu não encontro o que procuro neste site.

O coité é uma planta com frutos enormes e redondos. São umas bolas verdes, do tamanho de uma bola de basquete e ficam penduradas na árvore. Aqui na chácara tem. Quando meus pais compraram a chácara, faz mais de 12 anos, já tinham plantadas, pois os antigos donos (nossos vizinhos hoje) são do nordeste.

Temos esta planta excêntrica plantada aqui na chácara em Guapiaçu.

Temos esta planta excêntrica plantada aqui na chácara em Guapiaçu.

Ela está em um local de destaque, bem perto do portão da entrada da chácara.

Ela está em um local de destaque, perto do portão da entrada da chácara.

Pesquisando na internet, eu encontrei uma matéria antiga do Globo Rural de 2007 falando desta planta do norte e nordeste do país. A planta dá frutos o ano inteiro e é nativa das zonas tropicais da América.

‘Ela tem vários usos. Por exemplo, os índios da região amazônica usam para tomar o caxiri. Em outras áreas também se usa para tomar banho, inclusive e tem outras utilidades como o artesanato, além de ser uma planta usada na medicina alternativa como as folhas que são usadas como diurético.

Em Belém do Pará, é uma coisa muito típica e muito utilizada na região amazônica, a cuia para servir o tacacá. A flor é grande arroxeada e típica dessa planta que é abignoneácea, semelhante ao ipê roxo, ipê amarelo, são plantas da mesma família’.

A ‘bola’ também é usada para fazer o berimbau, o instrumento musical da capoeira na Bahia. Suas folhas são usadas para fazer xaropes. Fiquei sabendo também que as sementes são comestíveis depois de torradas ou cozidas.

Um dia destes a gente experimenta as sementes. Para fazer a tal da cuia basta tirar uma das bolas do pé quando estiver amarelada e deixar na sombra por 5 dias até a casca secar. Cortar no meio, tirar a polpa de dentro, secar e pronto.

Vamos tentar fazer a cuia. Quem sabe ela não combina com as nossas saladas orgânicas que estamos plantando? Vai ser o máximo preparar uma salada inteira cultivada aqui, colocar nas cuias de coité e depois lavar a ‘louça’ com as buchas daqui na chácara. Estamos parecendo índio.

Be Sociable, Share!

Related articles

  • Santuário Ecológico de Pipa – RN, Brasil

    O Santuário Ecológico de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Vale muito a pena a visita principalmente pelas 16 trilhas que levam a vários mirantes com vistas para a Baía dos Golfinhos e Praia do Madero. Be Sociable, Share! Tweet

    Be Sociable, Share!
  • Pipa – Rio Grande do Norte, Brasil

    A Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, a 85km de Natal. É o único lugar do mundo onde a paisagem se compõe de dunas e falésias juntas. Be Sociable, Share! Tweet

    Be Sociable, Share!
  • Genipabu – Rio Grande do Norte, Brasil

    O Parque Tutístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabu) fica próximo à capital do Rio Grande do Norte, Natal. Localizada no município de Extremoz, RN, Brasil. Be Sociable, Share! Tweet

    Be Sociable, Share!
  • Natal – Rio Grande do Norte, Brasil

    Natal, capital do estado brasileiro Rio Grande do Norte, é conhecida também como ‘Cidade do Sol’. Praia de Ponta Negra, Praia do Meio e Praia dos Artistas são algumas das principais praias potiguares. Be Sociable, Share! Tweet

    Be Sociable, Share!
  • Pirenópolis – Goiás, Brasil

    Pirenópolis é uma pequena cidade no interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional. É cercada por morros e muitas cachoeiras. Be Sociable, Share! Tweet

    Be Sociable, Share!

49 Comments

  1. Silvio Noboru
    / Responder

    mais um mistério solucionado :)

  2. Fabiana Umetsu
    / Responder

    O Tiago voltou de Manaus e trouxe várias cuias de um tipo de cabaça, não sei se é o coité, para servir na cozinha. A cuia típica de mate é feita de outro tipo de cabaça grande comprida, que tem uma ponta que fica virada para baixo para beber mate. A parte maior, arredondada, é cortada fora quase inteira, que forma a beirada da cuia.

    • Loo / Blog Viagens
      / Responder

      A gente está tentando fazer as cuias, mas é meio difícil de cortar ao meio e limpar. Dá bastante trabalho, depois, quando vocês vierem aqui, eu mostro para vocês. O próximo passo será fazer uma casinha nova para as porquinhas-da-índia com coité, acho que dá certo..

  3. lia
    / Responder

    tenho um pé de coité que consegui a muda na ilhado Bananal em tocantins ,ele deu as flores mais cairam todas , preciso de um adubo que evite as flores de cai

    • Loo / Blog Viagens
      / Responder

      Eu acho que é bom aguar bastante e dar uma podada nos galhos para fortificar a planta também, além do adubo..

  4. amélia
    / Responder

    em Goiás no tempo dos meus avós eles usavam o coité para guardar leite cortava e fazia ele com tampa então fervia o leite e se colocava la dentro e colocava no chão em um lugar mais fresco e então o leite não azedava e consevava fresco e meio frio, para q a familia tomasse a noite na hora de irem dormir principalmente as crianças e os idosos ele conserva o leite ate 24 horas sem azedar e sem colocar na geladeira uma vez que nessa epoca não tinha energia e nem geladeira eu conheço o coite mais para essa finalidade

    • Loo / Blog Viagens
      / Responder

      Muito interessante, Amélia!! Cada dia que passa eu descubro mais utilidades destas frutas tão exóticas!

  5. carlos
    / Responder

    Eu comprei uma muda de coité após ver a planta no jardim do vendedor, é fantástico mesmo.

    abraços.

  6. Marcolla Shekinah Capoeira
    / Responder

    Olá, este fruto é muito usado para fabricação de Berimbau.
    Existem variações desta espécie que dão fruto menores e outras com fruto maiores que chegam a ter mais de mais de 1 metro de circunferência. É realmente uma planta linda.
    Hoje se encontra até para vender mudas no Mercado Livre.
    Abração a todos.

    Marcolla Shekinah Capoeira
    marcolla@shekinahcapoeira.com
    http://www.shekinahcapoeira.com

  7. angelica
    / Responder

    Eu moro em uma chacara no interior do Parana, e andando por aqui, encontrei o coite. Gostaria muito de plantar aqui proximo a minha casa, mas nao sei como fazer a muda, se tiro um galho ou se realmente preciso da semente…
    Obrigada!

    • Loo / Blog Viagens
      / Responder

      Pelo que eu saiba é só por semente e muda mesmo. Na chácara em Guapiaçu a gente já comprou a propriedade com a planta lá, então não sei exatamente como funciona e nem quanto tempo leva para crescer.

      Eu vi na internet algumas mudas para vender, mas o ideal seria você encontrar aí no Paraná mesmo. O único problema é que a maioria das pessoas nunca nem ouviu falar nesta planta..

    • Luciana
      / Responder

      Angélica, boa tarde.
      Também sou do Paraná(Londrina) , atualmente moro em SP e vi essa árvore (flores arroxeadas) em Sorocaba nesse final de semana.Achei lindíssima e gostaria de plantá-la. Você poderia me arrumar algumas sementes? Gentileza , se puder me resposnder no e-mail (lucianaesteves@grupoenar.com.br), agradeço.

    • AMACENA AZEOLI
      / Responder

      TMbm tenho um pé desses em ksa e além de linda,as suas folhas tmbm são ótimas para problemas renais!!! Consegui fazer algumas mudas depois de muito tempo de observação;Basta qndo vc retirar o fruto do pé ou então qndo ele cair, e já estiver bem maduro msmo á ponto da casca já stiver qze podre e observar bm as sementes,ñ são todas e por isso é tão difícil conseguir fazer mudas,dentre elas,vc verá q algumas stão meio q abertas e com raizes,daí é vc retira-las dali,do meio das outras,señ vai apodrecer tambm e planta-la superficialment em um terreno com a terra bem petnha e adubada e regar aos pinguinhos de 2 a 3x por smana,tem q ser aos pinguinhos pq señ ela morre;como ainda é uma raizinha ela é muito delicadinha!! Dái depois q ela já stiver maiorsinha,vc a planta em um local já de base fixa e pronto!!!! Seu pésinho de coité cresceu!!!

    • futuro
      / Responder

      ola amigo quando voce descobrir como plantar da um toque pra mim eu tenho umas sementes e quero ver consigo fase-las germinar obrigado pela atenção

    • Fernandes
      / Responder

      Voce faz a muda com um galho.

    • Luiz Magno
      / Responder

      Houvi dizer que é muito fácil fazer a muda. Tire um galho e coloque no saquinho já com a terra e ir sempre regando com água. Quando a muda tiver bem pega, você transporta direto para o local escolhido. Valeu???

    • vera lucia
      / Responder

      OI Angelica vc pode fazer a muda atraves de galhos,eu mesma já fiz muitas mudas assin,a semente tbm nasce mas atraves do galho acho q da frutos mais rapido ok?

    • vera lucia pirani
      / Responder

      Para fazer a muda do coité, basta cortar um galho e plantar ou fazer a muda com a técnica da alporquia, que é mais garantida e já produzindo. Creio que em uma planta adulta, dá para fazer mais de uma muda, escolha os galhos que deseja podar, e faça a alporquia, assim não vai deixar a planta feia. Espero ter ajudado

    • Gilberto Menezes
      / Responder

      Sempre quis ter um pé dessas cabaças, passando pela Bahia, avistei um pé perguntei então ao proprietário se ele tinha mudas, ele me deu galhos, chegando em casa (RJ) os plantei todos pegaram, dei várias mudas como presente, para parentes e amigos.

  8. voicente de paula rodrigues
    / Responder

    A minha tia aqui na cidade de Barbacena-MG, tem um pé de coité. Eu construi uma casa e fiz um jardim e quero plantar uma muda, minha tia fala que é pegar um galho e enfincar na terra. Eu fiz mas não deu certo gostaria de ser orientado por alguém que saiba com reproduzir a muda, porque e muito bonito.Desde ja obrigado.

    • Loo / Blog Viagens
      / Responder

      Eu ouvi dizer que tem época certa de plantar o coité (mas eu não sei quando). Tente novamente, talvez dê certo!

    • AMACENA AZEOLI
      / Responder

      Galho,no caso do coité ñ existe,certo? A qstão é semente!!! Veja a dica a cima q dei de como vc conseguir as mudas,ok?!!!

  9. Katia
    / Responder

    Olá a todos e a todas!! Sou coordenadora de uma Associação de artesãs que trabalham com o coité no desenvolvimento de novos artesanatos na cidade onde moro (Pombos-PE). Aqui na região existe muito. Gostaria de saber mais sobre sua origem. O que sei é que é uma planta africana e que o melhor período de se plantar é em época de inverno e sua colheita é no verão. Não tiramos o fruto do pé. Esperamos ele secar naturalmente e em seguida cair. Isso torna-o mais forte e resistente. Sua semente é venenosa e em contato com o mato, queima imediatamente, por isso, muita atenção em sua limpeza. MUITO CUIDADO COM AS SEMENTES!! Para abrí-lo, usamos furadeira e serra tico-tico, dependendo do formato que desejamos (sempre assistido por um profissional), e a melhor forma de se limpar é com esponja de lã de aço e sabão neutro. Em seguida lixamos, e damos o formato que desejamos. Deixar de molho na água sanitária por algumas horas, deixa-o com uma cor muito linda. É uma excelente árvore para sombreiro.

  10. AMACENA AZEOLI
    / Responder

    legal,gostei muito da sua informação e cmo tenho o pé em ksa muito lindo,tmbm gostaria de aprender a fazer artesanato cm os frutos,visto q fico com muita pena de joga-los fora qndo apodrecem!!! VC poderia me ensinar? Desde já obrigado!!!!

  11. Ricardo
    / Responder

    Olá, boa tarde a todos! Moro em Vargem Grande Pauiista/SP, e gostaria de saber onde posso comprar frutos de caité. Obrigado!!

  12. sandra
    / Responder

    Moro no Parana e faz muito tempo que estou procurando uma muda de coité, mas aqui nao existe. Achei no interior de SP, mas eles nao mandam para ca, teria que ir la na fazenda para comprar. Estive em Maceio semana passada e me deram alguns galhos para fazer muda, falaram que era so colocar em vasos que pegaria. As folhas secaram e cairam, so tem o galho agora, acho que nao deu certo. Se alguem souber onde consigo comprar por favor me avise. Obrigada.

    • paulo dutra
      / Responder

      colega
      preste atençao ,você corta um galho do coite de aproximadamente 60cm
      pega um caixinha de leite e coloque esterco com terra .plante a muda, e quando ela pegar ai sim você planta em um vaso.

  13. roberta mercie
    / Responder

    e muinto legal os prosedimentos adorei de pois esa planta e muinto tradicional aqui no meu lugar em rio de janeiro axo que tambem tem

  14. Iraci
    / Responder

    Ola .Ganhei um coite mas nao sei como faco para corta-lo.Corto ele ainda verde antes de secar ou espero a secagem completa?Aguardo.Obrigada .Iraci

  15. dealdina salles ramos
    / Responder

    gosteimuito das dicas e vai mais essa:faço o corte menor nuna das partes eretiro as sementes, ainda com ele verde faço desenhos variados como jndianos,afros e outros,quando secos ,passo uma demão de tinta branca baseartesanal deixo secar e pinto usando tinta acrilica ou outra abase de agua ,com um futinho no centro uso um pedaço de nailon e penduro nos pes de jabuticabas que tenho no jardim epelo natal enossa arvore ,fica mais lindo com luzes e mensagens dentro para os convidados retirarem/tenho 7 filhos 12netos 2bisnetos e uma grande e linda familia que louvo e agradeço ao nosso pai do ceu por tal benção….. (os desenhos com ele verde são feitos com a ponta duma faca ou outro objeto cortante para deixar sucos no cuite) espero que aproveittem de salles

  16. dean90
    / Responder

    quero outras plantas blz malandro

  17. regi
    / Responder

    sempre achei lindos esses frutos, na casa da dos meus tios tem um pé. desde criança eu o conheço , sempre do mesmo tamanho. os galhos se abrem , mas ela n cresce. cerca de +.- 1,50m de altura.num passeio por lá, peguei um fruto e trouxe p casa . Vou rentar fazer uma s mudas e plantar aq em casa,Acho q e uma planta ideal p fazer um bonsai, devido seu formato..17.06.2012

  18. Francisco
    / Responder

    Prezados amigos!1
    Gostaria de saber como e onde conseguir sementes dessa àrvore cuia, há muito tempo estou a procura, que tiver por favor, de que forma posso adiquiri-la?

  19. gustavo
    / Responder

    essa planta tem em casa e nimguen sabia o que era isso

  20. Carlos
    / Responder

    procuro alguem que venda, muda de coite, mas que seja profissional na area, quer dizermuda garantida!

  21. doracilda s eustaquio
    / Responder

    sou admiradora do coite , acho ele lindo no pe alem de sua serventia . eu tinha 2 pes na minha chacara e morreram , na minha cidade no interior ainda se encontra boa noite obrigado doracilda

  22. José Carlos Lara
    / Responder

    Para fazer muda é só colocar um ou dois galhos dentro d’água durante 10 ou 15 dias e depois plantar em um vazo ou saquinho de plástico e esperar dar raiz.

  23. João Pereira
    / Responder

    Olá, Gostaria obter a informação de adquirir Acoité ou cabaçá ou árvore de cuia secas e o mais redondo e lisas com 25 centímetros de diâmetro aproximadamente para uma experiência de trabalho, meu contato paquete_@hotmail.com sou do Porto/Portugal

  24. valdete
    / Responder

    Bom dia! sou artesã e estou enteressada em comprar mudas de coité. Como faço para adquirir.obrigada!!!

  25. veronica sales
    / Responder

    Achei linda esta matéria! Tenho lembranças desta árvore na minha época de criança com 5 aninhos!É que tinha uma no quintal da casa onde minha família morava e, naquela época, eu achava lindas aquelas bolinhas verdes penduradas! Nunca esqueci de uma vez que vi uma aberta no chão…Saudades daquele tempo…

  26. jorgemiranda
    / Responder

    Há mais ou menos 18 anos passados, eu sofria com crises renais causados pela minha alimentação rica em cálcio do tempo da minha infância(leite,queijos de todos os tipos e derivados), já adulto fiz alguns exames entre eles o médico requisitou uma usg do rim esquerdo , já que era o lado dolorido, e foi constatada a presença de várias pedrinhas, para minha felicidade de férias em Exu, minha terra natal, tive uma crise no centro da cidade e fui a casa de saúde,fui bem atendido e ao meu lado uma senhora disse-me, porque o sr. não toma um chá das folhas do coité é muito bom, foi o que fiz imediatamente, tomei o mesmo durante 10 dias , expeli os cálculos e até hoje não sinto mais nada. um abraço.

  27. lucivaldo
    / Responder

    Eu moro aqui em brasilia planltina e tenho um pé de coité em meu quintal.
    O melhor modo de fazer a muda é cortar um galho e plantar, e molhar sempre,vai demorar um ou dois meses e voce vai pensar que já morreu, ai virá a surpresa, o galho
    começara a brotar. Quanto maior o galho, mais rapido ele começará a dar frutos.

    um abraço lucio

  28. Patricia
    / Responder

    Que lindo gostaria de ter uma muda nao conhecia essa planta morro em Santa Catarina e nunca tinha visto parabéns pela matéria .
    Abraço

  29. mariacelia
    / Responder

    tenhoumcoite em minha casa em sao jose de tres ilhasmgconheço essa linda planta desde a infancia amuda foi feita com galho e cresce muito rapido amina tem mais ou menos um ano e ja esta com quatro frutos.

  30. Ondina Vanda Santos
    / Responder

    Tenho um pe de coité na minha casa,sou apaixonada nele,porem os fruotos nascem,e quando estão pequenos caem,ate agora só um que cresceu,como faço para evitar que eles caem,porque fico chateada com isso
    Aguardo resposta obrigado

  31. Lucio Silvestre
    / Responder

    Ganhei uma fruta dessa ja meio seca. Abri e tirei uma bola de dentro, mas não consegui identificar a semente. Gostaria de fazer alfumas mudas.

Leave a Reply

Todas as Viagens

Comentários

  • Graças Luz: Agradeço pela gentileza!
  • Graças Luz: Belissimas imagens!!! Um lugar de não querer sair mais...
  • marlyn: estou tentando entrar em contato , via telefone com voces,...
  • Lucio Silvestre: Ganhei uma fruta dessa ja meio seca. Abri e tirei...