News Stories

Aventureiros da Lama

O início da trilha parecia até civilizada, com placas indicativas e tudo mais.

Existem lugares que apenas as pessoas que moram no Havaí conhecem. A Maunawili Falls Trail, na cidade de mesmo nome (Maunawili), é uma trilha que chega em uma das cachoeiras escondidas, fora dos catálogos turísticos.

Sempre que a gente vê na internet dizendo que é perigoso, difícil ou ‘não tão fácil assim’ não damos bola. É que nos Estados Unidos a categoria ‘difícil’ para trilhas é igual ao ‘médio’, no Brasil. Mas neste caso foi diferente, porque na verdade não é para turistas, é para os havaianos que já estão acostumados a caminhar pelas matas.

Para quem gosta de trilhas, vale muito a pena. É tudo muito bonito.

Alguém colocou uns 'trilhos' para facilitar a caminhada em alguns trechos.

A última trilha que fizemos (Makapu’u Lighthouse Trail) era até asfaltada, para se ter uma idéia. Mas esta era pura lama, ainda mais que a região é muito úmida e chove quase todos os dias. Aliás, a cidade Manauwili não fica muito longe de onde moramos, Kailua.

Além da lama, a gente teve que atravessar 2 rios (rasos, mas tivemos que mergulhar os sapatos na água, por entre as pedras). É impossível fazer esta trilha sem se sujar. E tem vários pontos que é preciso algumas habilidades de escalada também (fáceis, mas dá dor nas pernas).

No final da trilha, a cachoeira. Silêncio da mata fechada e barulho da água caindo.

Encontramos estes lanchinhos no caminho. Pena que não comemos pedra.

Fomos preparados, forrados de repelente para pernilongos. Foi só eu levantar a minha bermuda para atravessar o rio que eu já levei picadas na perna, onde eu não tinha passado o repelente.

A trilha estava até que bem movimentada, cruzamos com vários nativos. Chegando na cachoeira, o destino final, nos deparamos com alguns havaianos saltando de lá de cima, do início da cachoeira, caindo na água. Muito perigoso. O barulho das pessoas caindo na água fazia um eco pela floresta. Cheiro de umidade e natureza ao redor.

Related articles

• Pousada Recanto da Natureza – Monte Verde, MG

Em Monte Verde ficamos em um chalé na Pousada Recanto da Natureza, com lareira e um delicioso café da manhã (das 9 horas da manhã até meio-dia), com pães-de-queijo feitos na hora. O chalé é bem confortável, bem localizado. Conhecemos até uma versão mineira da nossa cachorrinha Luinha. Reservamos as diárias pelo site Booking.com, como

• Pedra Furada – Jericoacoara, CE

A Pedra Furada é o símbolo de Jericoacoara. É possível chegar até lá caminhando, fica após a Praia da Malhada. Uma dica para não errar o caminho: seguir os vendedores de água (mineral e de côco), carregando um isopor nas costas. Mesmo de manhã cedo é bem quente. A caminhada leva um pouco menos de 2

• Onde Comer em Jericoacoara

A cidade de Jericoacoara é constituída praticamente por hotéis, pousadas, restaurantes, lojinhas e outros comércios relacionados ao turismo. Apesar de pequena, existe uma variedade enorme de lugares para se comer. Principalmente na temporada. O que pudemos perceber é que mais da metade dos restaurantes são pizzarias. Muitos restaurantes, no final de maio, estavam fechados devido

• Pousada Aqua – Jericoacoara, CE

Quando descemos da jardineira da FretCar, fomos informados que a Pousada Aqua ficava logo ali, de frente para onde estávamos. Não poderia ser melhor localizada. As pousadas de Jericoacoara, na grande maioria, são no estilo rústico, mas bem confortáveis. São simples, mas com tudo o que precisamos: conexão para internet, chuveiro quente e rede para

• Próximo destino: Buenos Aires

Passagem de ida e volta para Buenos Aires (saindo do aeroporto de Guarulhos, São Paulo) por 99 dólares + taxas (saiu no total de 189 dólares por pessoa). Compramos pelo site da companhia aérea Pluna. Dica do site de viagens Melhores Destinos. Ainda tem algumas promoções para Buenos Aires, mas talvez não por este preço. Melhor