News Stories

Curso de Marchetaria – Sesc Rio Preto

Superfície da bandeja com quadrados em madeira, no estilo xadrez. Uma ótima decoração.

Terminamos no mês passado a primeira etapa do curso de marchetaria no Sesc Rio Preto. Foram 3 aulas aos sábados (de 3 horas cada). Aprendemos a fazer um trabalho em quadriculado sobre uma bandeja de madeira.

O curso é totalmente gratuito, inclusive o material. O professor Paulo Roberto de Carlos Nogueira acompanha todo o processo e ensina, nos mínimos detalhes, técnicas desta arte em madeira para iniciantes.

Cada um fez sua bandeja. As nossas ficaram bem parecidas, com desenhos quase idênticos.

Esta aqui ficou na cozinha da chácara, com os kits caipirinha em cima.

O mais importante é ter o material certo. As lâminas de madeira são especiais e só encontradas (em boa qualidade) em São Paulo. O corte é fundamental, feito com estiletes afiados sobre mesas de vidro e réguas de alumínio. Usamos esquadros, fitas adesivas e outros materiais específicos também.

Eu nunca tinha visto cola adesiva especial para madeira. A cola que usamos é muito interessante. Após a aplicação sobre 2 superfícies de madeira, deixa-se secar por alguns minutos (separadamente) e depois gruda-se as partes. Uma vez coladas, elas não desgrudam mais.

Neste mês iniciamos o curso de marchetaria em caixa sextavada. Já começou a ficar um pouco mais complexo, com cortes em ângulos formando desenhos mais elaborados, com losangos.

Related articles

  • Pomerode – Santa Catarina, Brasil

    Pomerode é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localizado no Vale do Itajaí, é conhecido por ser “A cidade mais alemã do Brasil”.

  • Santuário Ecológico de Pipa – RN, Brasil

    O Santuário Ecológico de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Vale muito a pena a visita principalmente pelas 16 trilhas que levam a vários mirantes com vistas para a Baía dos Golfinhos e Praia do Madero.

  • Pipa – Rio Grande do Norte, Brasil

    A Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, a 85km de Natal. É o único lugar do mundo onde a paisagem se compõe de dunas e falésias juntas.

  • Genipabu – Rio Grande do Norte, Brasil

    O Parque Tutístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabu) fica próximo à capital do Rio Grande do Norte, Natal. Localizada no município de Extremoz, RN, Brasil.

9 Comments

  1. Fabiana Umetsu
    / Responder

    Ah, super legal! Ficam bonitas!
    Tinha um cara em Bariloche que fazia umas montagens muito bonitas, com várias cores de madeira. Ele fazia quadros e caixas.
    Fomos ao palácio do Catete no Rio, tem várias salas com piso todo feito de marchetaria, mas com peças mais grossas e desenhos muito complexos.
    Já vi pisos feitos com entalhes de pedra colorida formando um padrão bem detalhado de flores e animais.

  2. Laura Barros
    / Responder

    Olá,

    Gostaria de conversar sobre uma proposta de parceria. Voces podem me passar o email e se possivel o telefone para conversarmos??

    Obrigada

  3. Marketing Digital em Redes Sociais
    / Responder

    SÃO LINDAS AS IMAGENS…MUITO BACANA O BLOG PARABENS

  4. Dani Konda
    / Responder

    Oi Loo!!! Adorei os trabalhos de marchetaria!!! Lindos!!! Eu adoro estas coisas!!! Qdo começar aceitar encomendas me avise!!! rsrsrsrs Bjs

  5. Rosita
    / Responder

    Por favor, quero muito aprender. Quando for iniciar, peço que me avisem.
    Desde já
    Muito grata

  6. adalberto jose ribeiro martins
    / Responder

    tenho uma marcenaria de artesanados em MDF, e gostaria de ter aulas em marchetaria, qual o fone ou outro tipo de contato para ver se consigo ter aulas com voces.
    Att
    Adalberto

  7. ernani
    / Responder

    A arte de marchetaria é o meu objetivo.
    Gostaria muito de participar dessas aulas.
    Por favor me dê essa oportunidade.
    Obrigado.
    Ernani

Leave a Reply

Todas as Viagens

Comentários

  • João Pedro Benacchio: Pessoal não fui eu quem escreveu esse...
  • Gustavo Woltmann: Lindas imagens da cidade. Fui para Balneário...
  • denise: anonimo já diz covarde , ignorante e preconceituoso, vc...
  • Ken: Caracas…. quanto japa!! Fora vcs dois, o resto era tudo...