nov 192011

Pizza na pedra, uma das principais atrações na culinária de São Thomé das Letras.

Em São Thomé das Letras (sul de Minas Gerais) os restaurantes são, na maioria, bem simples. Um fogão à lenha aceso e várias panelas em cima com comida caseira. Você mesmo entra na cozinha, abre as tampas das panelas e se serve. A comida é cobrada por quilo (e barata, por sinal).

Carne de panela, costelinhas, mandioca frita, torresmo, farofa temperada, arroz, tutu de feijão, quiabo, linguiça, couve com bacon e jiló refogado você vai encontrar em qualquer ‘self service’ de São Tomé. Tem massas também e outras coisitas boas.

Pizza na pedra é para o jantar. Os restaurantes estão nas ladeiras de pedra da cidade. Vai muito bem com um bom vinho, MPB e muito queijo derretido em cima, gostinho típico mineiro.

Self service típico mineiro. É pegar os pratos e se servir. Aos sábados tem feijoada.

Durante esta viagem o Franky aprendeu o termo 'turismo gastronômico'.

Aproveitamos e comemos tudo de queijo. Pão de queijo, pastel de queijo, queijo quente e assim por diante. A diferença, além do sabor, é que eles capricham no queijo, vem tudo bem recheado com fatias grossas.

Voltando de viagem, paramos em um lugar na rodovia, perto de Guaxupé, MG, e comemos pamonha doce com queijo. A lojinha era bem bonita, vendia vários doces caseiros, pinga artesanal e vários queijos de Minas. Compramos o queijo ‘cremosinho’.

Pamonha doce com queijo. Tinha salgada com queijo e cural de milho também.

Geléia de mocotó. Não dava para voltar sem 2 pacotinhos destes. Adoro.

Uma Resposta to “O Sabor da Comida Mineira”

  1. Aílce disse:

    Em algumas viagens à Minas .tive a oportunidade de provar muitas comidas ..Que delíciaaa!!

Deixe um comentário

(campo obrigatório)

(campo obrigatório)

Arquivo – Blog Viagens