News Stories

Índios Pataxós – sul da Bahia

Índio pataxó posando para turistas na praia de Coroa Vermelha, Bahia.

Os índios pataxós estão concentrados, em sua maioria, no sul da Bahia, mais precisamente na Costa do Descobrimento, região de Porto Seguro. Vimos os índios em Santa Cruz Cabrália e na parte histórica de Porto Seguro. Em Arraial d’Ajuda e Trancoso não vimos nenhum, talvez porque tem que atravessar a balsa para chegar.

Vimos reservas indígenas, lojas de artesanato para turistas (onde só eles trabalham) e índios ambulantes. Nas lojas percebemos que eles se ‘vestem’ de índio assim quando chegam no trabalho. Ou seja, no dia-a-dia a maioria se veste com roupa normal.

Escultura de índio no corredor de lojas de artesanato em Coroa Vermelha.

Reserva da Jaqueira, na estrada que vai para Santa Cruz Cabrália, Bahia.

Loja dos índios pataxós, na entrada da cidade de Santa Cruz Cabrália.

Eu e o Franky, no 'máximo do turismo', em Coroa Vermelha, sul da Bahia.

Compramos 2 destes passarinhos para colocar na varanda da chácara.

O artesanato indígena é baseado em artefatos feitos de madeira, penas e sementes. Os que mais vendem são as travessas de madeira com desenhos temáticos do sul da Bahia. Fazem pentes, colheres, objetos de decoração, colares de sementes coloridas.

Nós adoramos uns passarinhos de madeira presos por uma linha comprida, intercalando sementes para pendurar de enfeite. O rabinho deles é feito de pena e roda como uma hélice quando venta.

E assim terminam os posts sobre a viagem de 15 dias que fizemos para o sul da Bahia, em novembro de 2012.

Related articles

  • Pomerode – Santa Catarina, Brasil

    Pomerode é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localizado no Vale do Itajaí, é conhecido por ser “A cidade mais alemã do Brasil”.

  • Santuário Ecológico de Pipa – RN, Brasil

    O Santuário Ecológico de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Vale muito a pena a visita principalmente pelas 16 trilhas que levam a vários mirantes com vistas para a Baía dos Golfinhos e Praia do Madero.

  • Pipa – Rio Grande do Norte, Brasil

    A Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, a 85km de Natal. É o único lugar do mundo onde a paisagem se compõe de dunas e falésias juntas.

  • Genipabu – Rio Grande do Norte, Brasil

    O Parque Tutístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabu) fica próximo à capital do Rio Grande do Norte, Natal. Localizada no município de Extremoz, RN, Brasil.

5 Comments

  1. Natacha
    / Responder

    Olá, Gostei muito do seu blog e gostaria de entrar em contato por email! Você poderia me enviar seu contato? Um Abraço, Natacha

  2. Cléo Lima
    / Responder

    Lindas fotos! Acho que vou mesmo viajar nas férias de julho! Adorei saber mais da Bahia, pois penso em ir conhecendo vários lugares, o blog http://www.autoviacoes.com.br/ me convenceu com as sugestões, dicas e muitas informações sobre as companhias de transporte e de como obter as passagens de ônibus, pois moro aqui em Carolina-MA, e chega a ser melhor utilizar a internet para compras do que outros meios. O que acham? Parabens viu pelos posts! Um beijão

  3. Mirelle
    / Responder

    Olá! Seu blog é muito bom! Gostei bastante das fotos e das experiências. Li em uma postagem antiga sobre seu problema com impressões digitais fracas! Tenho este mesmo problema e estou preocupada pois viajarei pra Nova York e sei que na alfândega eles tiram nossas digitais. Como foi pra você passar pela alfândega na hora de tirar as digitais? Eles são muito exigentes quanto a isso? Parabéns pelo blog!!! Beijos

    • Loo / Blog Viagens
      / Responder

      Não, na alfândega não dá nada. Eles não conferem a qualidade das impressões digitais. Pode ir tranquila.. 🙂

  4. Geovani Rosa Ribeiro
    / Responder

    Geovani Rosa Ribeiro
    adoramos o blog

Leave a Reply

Todas as Viagens

Comentários

  • Gustavo Woltmann: Lindas imagens da cidade. Fui para Balneário...
  • denise: anonimo já diz covarde , ignorante e preconceituoso, vc...
  • Ken: Caracas…. quanto japa!! Fora vcs dois, o resto era tudo...
  • Bilir: No deis nunca, nunca, nunca, por muerto al Madrid. Es un...